Biblioteca da Escola Municipal Vila Lobos é reinaugurada

Por Portal do Holanda

18/11/2014 16h38 — em Amazonas

Com maior espaço físico e variado acervo para atender os alunos, a Escola Municipal Vila Lobos, no São Francisco, reinaugurou nesta terça-feira a biblioteca Professora Neuzarina A. da Costa. A nova estrutura estará disponível diariamente, de 8h às 22h.

Com a inauguração do novo espaço, os 652 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos dos três turnos da escola passam a contar com um acervo de 1,6 mil livros, entre infanto-juvenis, paradidáticos, enciclopédias, livros interdisciplinares e dicionários, além de acesso a internet. A nova estrutura de pesquisa estará disponível das 8h às 22h, inclusive com espaço para a comunidade.

“O importante é que o aluno tenha esse espaço para refletir, se inteirar de todos os  conhecimento. Além disso, terá seu espaço de leitura preservado. Aqui, o estudante poderá pesquisar, produzir poesias, aprender artes, desenvolver atividades, a dramaturgia e produção de textos. Essa biblioteca está voltando para os verdadeiros donos: os alunos”, comentou o diretor, Romualdo Rossetti Segadilha.

Com uma vida dedicada ao trabalho educacional, com 18 anos de serviço na escola e 15 em biblioteca, a técnica em biblioteconomia Sara Costa Coelho Rodrigues não escondeu a emoção de comemorar a volta do espaço de pesquisa. Segundo ela, a comunidade escolar aguardava ansiosa pelo dia da inauguração.

“É uma grande alegria para nós, que trabalhamos há muito tempo na escola. A biblioteca ficou desativada, devido a reforma. Nós fizemos questão de reinaugurar em grande estilo, que contou com o auxílio de pessoas de fora da escola com doações, além do apoio da divisão distrital e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Temos um acervo bom para atender a instituição de ensino e também a comunidade.”, comentou.

O aluno do 7º ano, Carlos Eder de Souza, 13, responsável pela encenação “Os inimigos da leitura”, que conta a história de situações que podem atrapalhar o interesse da pessoa pela leitura e pesquisa, disse que os estudantes estavam precisando muito da biblioteca. “Com essa reforma, nós temos o prazer de estar na biblioteca, por tudo que foi feito para a melhoria desse ambiente escolar. Pesquisando nos livros, nós podemos viajar por um mundo infinito e buscar novos horizontes em nossas vidas”, disse.

Programação

Para comemorar a reinauguração da biblioteca Neuzarina A. da Costa, a coordenação pedagógica fez uma programação especial nos três turnos da escola. Pela manhã houve as encenações infanto-juvenis de Peter Pan (infantil), Os Vingadoidos (gibi), Crepúsculo (livro adolescente) e Os inimigos da leitura, além de sorteios de brindes.

No período da tarde, houve a apresentação da peça “Reino do livro”, histórias infantis com personagens da Emília e Visconde, exposição de painéis de culinária africana, a dramatização “Menina bonita do laço de fita”, declamação de poesia, apresentação do grupo de capoeira, entre outras atividades. À noite, a programação é um resumo da história da homenageada que dá nome à biblioteca. Nas salas de aula, haverá debate em torno do tema Consciência Negra e apresentação de personagens caracterizados de Monteiro Lobato.