Compartilhe este texto

Atleta amazonense disputa Pan Jiu-Jitsu Championship nos EUA

Por Portal Do Holanda

11/03/2016 18h09 — em
Amazonas



O lutador Alex Taveira, que nasceu com deficiência congênita na perna direita, vem se destacando na história do esporte amazonense. E desta vez, o bicampeão mundial se prepara para mais uma missão que pode marcar seu nome internacionalmente: trata-se do Pan Jiu-Jitsu IBJJF Championship, que acontece de 16 a 20 de março, em Irvine, nos Estados Unidos. Para ir à competição, o atleta conta com a apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

“Nasci com deficiência congênita na perna direita, mas aos 11 anos de idade, fui convidado pela primeira vez a rolar num tatame, eu aceitei o desafio sem pestanejar e não quis mais parar. Na época, tratei de ir fazer um teste com o mestre Márcio Pontes da Nova União. O mestre apostou em mim, disse que eu tinha potencial e desde lá eu nunca mais parei”, contou o atleta que embarca para Irvine na segunda-feira, dia 14.

O curioso deste faixa-preta, atualmente com 30 anos, é que durante todo este tempo de carreira ele investiu em descobrir uma maneira de se destacar no chão, e conseguiu. Alex adaptou o jogo de meia guarda, o que lhe proporciona uma força incrível e excelência diante de qualquer adversário.

Por isso, ele não se limita em apenas treinar e competir com Pessoas com Deficiência (PCDs). Prova disso, é que Alex disputará o Pan Jiu-Jitsu, que não é um evento voltado para PCDs, pela categoria principal: Galo Adulto, onde terá pela frente as pedreiras Caio Terra e Bruno Mafacini, que apesar de brasileiros, representam os Estado Unidos.

“Eu treinei muito para chegar à perfeição e hoje em dia consigo com facilidade fazer essa meia guarda, responsável por atormentar os adversários. Não escolho com quem vou rolar. Topo qualquer parada”, enfatiza Alex, que expandiu o Parajiu-Jítsu e fundou a primeira academia da região Norte voltada para pessoas com deficiência auditiva, física, motora, visual e intelectual. Só na Team Taveira, academia que pertence a Alex, ele tem seis alunos e em Manaus e acredita que mais de 50 paratletas pratiquem a modalidade.

“A minha maior satisfação é poder ensinar um esporte que mostrou que posso tudo, basta dedicação, pois no esporte não há limitações”, comentou Alex, que venceu o mundial de parajiu-jítsu na categoria Galo e Absoluto, em novembro do ano passado, em Santo André (SP). “Quero voltar dando alegria e orgulho aos meus alunos”, finalizou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas