Compartilhe este texto

Após 12 anos, júri do caso Viviane Costa será retomado na próxima segunda

Por Portal Do Holanda

04/07/2025 10h47 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Na próxima segunda-feira (7), a família de Viviane Costa de Castro, jovem assassinada em 2013, em um crime encomendado pelo pai de sua filha e ex-companheiro, voltará ao tribunal na esperança de, após 12 anos, finalmente ver a justiça ser feita com o julgamento dos acusados.

A primeira tentativa de realizar o júri ocorreu em 22 de maio, exatamente na data em que o crime completou 12 anos. A sessão foi iniciada por volta das 10h, na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus. No entanto, o julgamento foi adiado após uma série de incidentes.

Na ocasião, a defesa de Francisco Almeida apresentou um atestado médico informando que ele havia testado positivo para Covid-19 e deveria cumprir isolamento de sete dias. O juízo, com base no artigo 457, §2º, do Código de Processo Penal, negou o pedido de adiamento, destacando que o réu poderia ser representado por sua defesa técnica, inclusive com a possibilidade de participação por videoconferência.

Ainda durante a sessão, a defesa de Alesson Mota, também acusado no caso, se retirou do plenário. Alegou que a ausência física de Francisco comprometeria sua linha de defesa. Como Alesson recusou-se a ser representado por defensor dativo ou pela Defensoria Pública, o juiz decidiu suspender o julgamento para evitar eventuais nulidades e assegurar o direito à ampla defesa.

O novo adiamento foi mais um golpe para os familiares da vítima. “Justamente no dia em que completamos 12 anos do assassinato da minha filha, tivemos que sair do fórum mais uma vez sem resposta. É doloroso demais”, lamentou Joana da Graça da Costa Souza, mãe de Viviane e assistente de acusação no processo.

Agora, com o júri remarcado, a família mantém a esperança de que a justiça será, enfim, alcançada. “Sabemos que nada vai mudar o passado, mas esse julgamento é uma forma de reconhecer a verdade e, talvez, iniciar um caminho de reparação e paz para todos que esperaram tanto por esse momento”, completou Joana.

Relembre o caso

Viviane foi assassinada em 23 de maio de 2013, quando tinha apenas 36 anos, deixando duas filhas, uma com 2 anos e outra com 15 anos na época dos fatos. A denúncia aponta que o crime foi cometido por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, configurando execução premeditada. Um dos acusados é o próprio ex-companheiro da vítima e pai de sua filha mais nova.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas