Amazonas tem 94% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19

Por Portal do Holanda

26/10/2020 8h37 — em Amazonas

Pacientes internados - Foto: Diego Peres/Secom

Manaus/AM - Os casos de coronavírus votaram a subir no Amazonas, sobretudo na capital, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Com a situação o número de leitos de UTI ocupadas por pacientes infectados também aumentou e representa atualmente 94% da capacidade total do estado.

O Governo confirma as estatísticas e não descarta ter que abrir novos leitos em outras unidades hospitalares para auxiliar no tratamento dos doentes. Atualmente o hospital referência é o Delphina Aziz.

Desde setembro, os casos da covid-19 no Amazonas começaram a aumentar consideravelmente e até o dia 21 de outubro,  houve alta de 150% no número de registros.

Com 8.227 casos confirmados de amazonenses infectados, o mês atual está atrás apenas do mês  de maio, quando a FVS contabilizou 9.044 novos casos de contaminação pelo novo vírus. Para o especialista da Fiocruz Jessem Orellana a situação é preocupante.

Para Roberto Medronho, o epidemiologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Manaus vive claramente a segunda onda da doença, o que derruba a tese de imunidade de rebanho, antes levantada.

Medronho acredita que o Amazonas precisa reforçar as medidas de prevenção de forma mais rigorosa e preparar as unidades hospitalares para tratar pacientes que evoluam para a forma mais grave da doença.