Compartilhe este texto

Amazonas registra 2.232 casos de dengue e 4 casos de Febre do Mayaro são confirmados

Por Portal Do Holanda

29/02/2024 19h35 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES), divulga, nesta quinta-feira (29) o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. O levantamento está disponível no site da FVS-RCP, em abre.ai/i3HW.

No Amazonas, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (29), foram notificados 13.186 casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 2.232 para dengue, 7 para Chikungunya, 10 para Zika, especificamente por critério laboratorial, 1.674 casos de Febre Oropouche, 4 casos de Febre do Mayaro. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses: Manaus (5.603), Tefé (779), Manacapuru (690), Lábrea (582), Coari (582), Carauari (554), Iranduba (508), Envira (319), Tonatins (282) e Itacoatiara (217).

 

Dengue

Com o informe, além de apresentar o total de notificações de casos suspeitos, a FVS-RCP passa a divulgar casos confirmados de dengue por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico.

A mudança na divulgação segue orientação do monitoramento nacional de arboviroses do Ministério da Saúde e representa um detalhamento epidemiológico necessário para melhor compreensão do cenário.

 

Oropouche

A identificação dos casos confirmados de Febre Oropouche ocorre a partir de investigação dos descartados de dengue.

Dessa forma, há, ainda, no cenário de arboviroses no Amazonas, a confirmação de 1.674 casos para Febre Oropouche (por critério laboratorial). Os dados da doença constam no GAL.

A apresentação do dado de Febre Oropouche ocorre de maneira segmentada, devido a necessidade de monitorar a circulação do vírus.

Oropouche, cuja confirmação do diagnóstico, atualmente, se faz por meio de testagem de pacientes notificados e com resultados negativos para dengue.

 

Prevenção

A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças. Além dessas medidas, a prevenção contra a Febre Oropouche envolve, ainda, evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9 e 16 horas), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, recomenda-se o uso de repelentes.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas