Amazonas reforça guerra ao crime com entrega de novas lanchas blindadas

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) entregou nesta quarta-feira (18) três novas lanchas para reforçar a atuação das forças estaduais. As embarcações foram destinadas à Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), sendo uma delas específica para transporte de tropa.
Dois dos equipamentos, avaliados em R$ 2,7 milhões, foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), repassados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A terceira lancha foi recebida como doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
"Eu quero recordar a população que até o ano de 2019, o sistema de segurança não tinha nada, basicamente, no que tange a questão de equipamentos para combates nos nossos rios. Isso era inadmissível, uma vez que nossos rios representam nossas estradas aqui no Amazonas. Então isso está propiciando que a gente possa levar segurança para o interior, que a gente possa combater o narcoterrorismo, que a gente possa também proteger nossos povos tradicionais, a nossa floresta, nosso bioma. Tudo isso é possível por causa de investimentos. Nesse caso aqui, uma parceria com o governo federal, é um recurso do fundo a fundo, e que a gente está executando. Existem, como eu falei, outros equipamentos ainda para chegar neste ano ainda, de modo que a gente vai deixar o sistema de segurança muito mais robusto, muito mais preparado para esse novo momento de combate às organizações criminosas e também aos crimes que são transnacionais e ambientais", destacou o secretário, coronel Vinícius Almeida.
Uma das lanchas será usada pelo Corpo de Bombeiros para o transporte de tropa. Com 11 metros de comprimento, a embarcação tem capacidade para transportar até 23 bombeiros totalmente equipados. A lancha será utilizada não apenas em Manaus, mas também em áreas da orla próximas à capital, com possibilidade de deslocamentos mais longos. A nova unidade já está prevista para ser usada no suporte às operações do Festival de Parintins, no fim de junho.
A outra embarcação foi desenvolvida com foco em operações estratégicas e combate ao narcotráfico. O modelo, de alta tecnologia, contou com a participação direta de policiais do grupo tático da corporação no processo de elaboração do projeto, garantindo que a estrutura atendesse às necessidades operacionais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
Ela será usada tanto em patrulhamentos fluviais quanto em ações específicas em áreas de fronteira, com ênfase no combate ao narcoterrorismo. O reforço na frota fluvial tem como objetivo ampliar a capacidade de patrulhamento e combate ao crime em áreas de difícil acesso, onde as rotas pelos rios são estratégicas para a ação dos órgãos de segurança.

ASSUNTOS: Amazonas