Compartilhe este texto

Amazonas Energia denuncia ao Ministério Público casas construídas perto de linhas de transmissão

Por Portal do Holanda

21/01/2022 14h38 — em
Amazonas


Avenida das Torres - Foto: Divulgação Google Maps

Manaus/AM – A Amazonas Energia denunciou ao Ministério Público ao Estado (MPAM) que várias residências estão em local irregular, pois estariam perto demais das linhas de transmissão e fios de alta tensão. Com isso o MPAM instaurou um Inquérito Civil na última quarta-feira (19) para apurar a irregularidade.

A reclamação foi feita ao Ministério Público pela Amazonas Energia e expõe que as residências, construídas ao longo de vários anos nas linhas de servidão de transmissão da empresa, impossibilitam a manutenção da rede elétrica e podem ocasionar danos a todo o sistema de fornecimento de energia e, consequentemente, possíveis acidentes, até com vítimas fatais, em caso de um rompimento das linhas.

Após identificar os locais onde ocorrem esses problemas, inicialmente, será realizada uma reunião com a Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB) e Amazonas Energia, para buscar uma melhor solução para o problema.

Faixas de servidão

As linhas de servidão de transmissão são faixas de terra ligadas a estruturas metálicas,  necessária para construção, operação e manutenção da linha de transmissão de energia de determinado local, o domínio dessas faixas permanece com o proprietário, porém com restrições ao uso.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas