Compartilhe este texto

Amazonas é disputado por facções de países vizinhos, aponta estudo

Por Portal Do Holanda

01/12/2023 11h35 — em
Amazonas


PF apreendeu fuzis e drogas com colombianos em Rorainópolis (RR) em agosto. Foto: Divulgação Polícia Federal

Manaus/AM - A guerra entre facções criminosas pela disputa de território é algo comum no Brasil, mas um estudo sobre a violência na Amazônia apontou que ao menos dez facções de quatro países vizinhos cruzaram a fronteira para travar disputas por território na Amazônia Legal, sendo que duas dessas facções estão em regiões do Amazonas.

O estudo Cartografia da Violência na Amazônia, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta ex-guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estariam no Amazonas fazendo negociações com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

Uma investigação jornalística chamada "Narco Files: a nova ordem do crime" da qual o site UOL fez parte, cita que as autoridades colombianas acreditam que os grupos estrangeiros cruzam a fronteira de barco pelo rio Vaupés e seguem pelo Rio Negro onde também extorquem garimpeiros.

Já a facção Clã-Chuquizuta oriundo de Santa Rosa de Yavari, no Peru, entrou pelo tríplice fronteira do Amazonas e tem atuado em Tabatinga.

Além do Amazonas, essas facções estrangeiras também disputam territórios em Roraima, Rondônia, Acre e Maranhão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Policial

+ Amazonas