Amazonas confirma 17 casos de Mpox

Manaus/AM - Amazonas confirmou 17 casos de Mpox, entre o período de 1º de janeiro a 12 de março de 2025, segundo dados divulgados, nesta quarta-feira (13), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
Além disso, foram registrados 36 notificações, 18 descartados e 1 caso suspeito. Não há registro de óbito pela doença. Informações são atualizadas semanalmente e estão disponíveis no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).
Rede de assistência à saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforça que pessoas que apresentarem sintomas suspeitos, como febre, lesões na pele ou cansaço extremo, devem procurar atendimento médico imediatamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do domicílio e seguir as orientações de isolamento, para prevenir a disseminação do vírus.
Quando necessário, os casos suspeitos são encaminhados às Unidades de Referência para realização de coleta de amostras. Gestantes, crianças e pacientes com lesões graves serão encaminhados à Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.

ASSUNTOS: Amazonas