A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), assinaram na quarta-feira, dia 11, em Brasília, Acordo de Cooperação Técnica para a Gestão Florestal com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que visa a gestão dos recursos florestais, disponibilizando ao Ipaam o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).
Para a titular da SDS, Kamila Amaral, a cooperação entre governo do Amazonas e governo federal configura-se em uma estratégia fundamental para dar visibilidade ao setor florestal. "A parceria é muito importante para que a gente consiga realizar a devida publicidade dos manejos florestais autorizados no âmbito do Ipaam, orgão responsável pelo licenciamento e fiscalização das atividades no Estado do Amazonas. A nossa previsão é de que em 2014 nós já tenhamos conseguido ter o sistema funcionando sincronizado com o sistema federal do Ibama, e com isso trazer a devida transparência florestal para o Estado", explica a secretária.
Segundo o presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, é um sistema de gestão da atividade florestal que vai dar transparência e divulgação das informações sobre planos de manejo licenciados, sobre concessões florestais e várias outras atividades, obedecendo a autonomia dos estados na gestão de florestas. “O sistema proposto pelo governo federal é de interesse do Estado, porque não fere nossa autonomia. A competência do licenciamento, da fiscalização e do monitoramento da atividade florestal já vem definida desde 2005 e isto vai ser mantido na sua integralidade”, afirmou Stroski.
O presidente do Ipaam entende que os grandes méritos do Sinaflor são divulgação de informações e transparência. “O Sistema vai disponibilizar informações em tempo real dos nossos vizinhos, dos nossos estados e vizinhos de fronteira onde realmente temos problemas de controle da madeira ilegal”, disse Stroski
A gerente de Controle Florestal do Ipaam, Mara Rúbia Said, acrescenta que o sistema DOF (sistema que atesta a origem legal da madeira) utilizado hoje em 24 Estados brasileiros sob o gerenciamento do Ibama, passará a ser um módulo do Sinaflor. Porém, antes da implantação do Sinaflor, o DOF também passa por uma atualização tecnológica que o torna mais seguro em relação a ataques de “hackers”.

