Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Acadêmicos apresentam projetos de pesquisa em evento da FMT

Publicado

em

Com a apresentação de 48 projetos de pesquisa, começou nesta terça-feira (4) o “V Congresso de Iniciação Científica”, promovido pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Os projetos de pesquisa, explica a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, são resultado das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos participantes do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), executado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

“São trabalhos que abordam temas em diversas áreas de estudo como, por exemplo, a parasitologia, virologia, bacteriologia, dermatologia e micologia, contemplando doenças como HIV/Aids, malária, chagas, tuberculose, leishmaniose e agravos como acidentes com animais peçonhentos”, destacou Graça Alecrim. Neste ano, a FMT comemora a 15ª edição do PAIC. “Ao longo desses 15 anos, foram ofertadas mais de 600 bolsas e aproximadamente 590 alunos, oriundos de instituições de ensino públicas e particulares, já passaram pelo programa”, disse a diretora-presidente. O congresso prossegue nesta quarta-feira (5).
A conferência de abertura do Congresso foi proferida pela diretora-científica da Fapeam, Andrea Waichman. Ela aproveitou para destacar a importância desse tipo de programa, no processo de identificação e estímulo a estudantes vocacionados a seguir carreira de pesquisador. “Para a Fapeam, o PAIC é um instrumento valioso de aprimoramento das qualidades desejadas em um profissional de nível superior. A formação de recursos humanos é uma linha prioritária da Fapeam”, afirmou Andrea Waichman.

Segundo a diretora do Departamento de Pesquisa da FMT-HVD e coordenadora do PAIC na instituição, Maria das Graças Barbosa, anualmente são ofertadas, por meio do programa, 50 bolsas de estudo aos alunos de graduação em Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e outras áreas afins, em projetos de pesquisa orientados por profissionais com título de mestre ou doutor, vinculados ao quadro da FMT-HVD, bem como por professores credenciados como permanentes ou colaboradores e doutorandos com título de mestre, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (PPG-MT).

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.