15 pacientes de Manaus foram transferidos para João Pessoa neste domingo

Por Portal do Holanda

17/01/2021 21h37 — em Amazonas

Pacientes sendo transferidos - Foto: Divulgação/ Secom

Manaus/AM -  Outros 15 pacientes de duas unidades de saúde de Manaus foram transferidos, na tarde deste domingo (17), para João Pessoa (PB). Ao todo, já foram transferidos 62 pacientes.

O translado teve início às 16h30 (horário local). Os pacientes foram embarcados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu da Base Aérea de Manaus com destino à capital da Paraíba. A expectativa é de que o voo chegue ao destino por volta das 23h (horário de Brasília).

Dos 15 pacientes transferidos na tarde deste domingo, 14 estavam internados no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e um no Hospital 28 de Agosto. Em João Pessoa, os pacientes serão encaminhados para o Universitário Lauro Wanderley.

A transferência dos pacientes é feita por meio de classificação de risco do protocolo de Manchester, que estabelece as prioridades de atendimento de acordo com a gravidade dos casos. O paciente que for transferido deve apresentar sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial) em estabilidade, além de assinar um termo de consentimento para a transferência.

Acompanhamento - Durante o translado, uma equipe formada por sete profissionais de saúde se encarrega de garantir total assistência aos pacientes. A aeronave, com capacidade original para 40 lugares, foi adaptada para receber equipamentos e insumos hospitalares, dando total segurança e estabilidade durante a locomoção.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas