Folhas de planta ricas em minerais podem combater anemia e desnutrição
As folhas da planta decorativa denominada de Amaranto são saborosas e podem ser consumidas cruas, em saladas ou refogadas. Nos últimos anos, essa planta, que possui 17 espécies comestíveis, vem ganhando destaque pela sua importância no combate à fome.
Entre as espécies brasileiras estão o Caruru ou Bredo, riquíssimas em ferro, fósforo, potássio, cálcio e vitamina C, além de alto valor proteico e lipídico.
No Brasil, inclusive, o desconhecimento de seus valores, inclusive econômicos, o torna muitas vezes tratado como erva daninha.
As vitaminas dessa planta são essenciais para fortalecer o sistema imunitário, combater anemia, desnutrição, infecções, problemas hepáticos e das vias urinárias, constipação e até hanseníase.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trouxe ao Brasil o Amaranthus cruentos L. e outras 2 espécies para adaptação de plantio no cerrado brasileiro.
Na culinária, pode-se utilizar as folhas do Amaranto, aqui conhecidas como caruru, em saladas. As sementes podem ser germinadas ou utilizadas para fazer farinhas, leites vegetais e outras receitas.
Veja também
ASSUNTOS: Amaranto, desnutrição, Plantas medicinais, Cura pela Natureza