Verdadeira odisseia é deixar de ser obeso
O ideal é sempre procurar um profissional e é a melhor forma de perder gordurinhas continuando saudável sem cair em ciladas de dietas mirabolantes que afetarão sua disposição e saúde.
Saúde começa pela boca!
Excesso de peso é doença e não falta de caráter.
Segundo pesquisas, a obesidade já se mostra um grande desafio na área de saúde, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil.
Existem várias dicas prometendo emagrecimento rápido ou até mesmo promessas de milagres que você vai dormir obeso e acordar magro.
Cuidado, você pode estar procurando mais problemas para sua vida.

O apetite é variável de pessoa para pessoa. E algumas têm tendência a ganhar peso. Comidas viciam e fazem o indivíduo perder o controle na ingestão de alimentos.
O corpo humano possui um complexo mecanismo que tem por função manter o peso do corpo, e isto ocorre através do controle entre ingestão e perda energética.
A gordura excessiva dentro do organismo leva a um quadro conhecido como obesidade.
Cuidar da obesidade não é um problema ligado a parte à estética, há também vários riscos para a saúde mesmo para aqueles que estão apenas um pouco acima do peso, o que significa que é importante reduzir e regular o peso sempre. Os problemas de saúde causados pelo excesso de peso incluem várias doenças crônicas que colocarão em risco a sua vida.
Boa alimentação é sinônimo de saúde, bom desenvolvimento físico e mental. E hábitos alimentares incorretos, a longo prazo, levam ao desequilíbrio com aumento de peso.
O que comemos pode mudar todo o nosso ritmo de vida.
Leia com atenção o que o doutor Carlos Feitoza, médico do esporte e pós-graduando em nutrição esportiva tem a dizer:
1 - O que é Obesidade?
Dr. Carlos Feitoza: A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
2- Obesidade é uma doença?
Dr. Carlos Feitoza: Sim! Quando atinge níveis prejudiciais a saúde é chamada de obesidade mórbida, antes disso deve ser combatida. A obesidade é classificada em 3 níveis: G1 ou Leve, G2 ou Moderada e G3 Grave, também chamada de mórbida.
3 - Por que as pessoas estão engordando?
Dr. Carlos Feitoza: A vida moderna - uso exagerado de computadores, vídeos games, excesso de carga de trabalho, maus hábitos alimentares, sedentarismo por falta de atividade física levam as pessoas a não gastarem as calorias que consomem e acabam acumulando a energia do seu corpo em forma de gordura, que ao longo do tempo se acumula cada vez mais, sendo prejudicial a saúde e levando a obesidade.
4 - Remédios pra emagrecer são indicados?
Dr. Carlos Feitoza: Sim, mas somente quem pode prescrever é o médico com cautela e acompanhamento junto ao paciente. Estes medicamentos quando utilizados de forma errada podem prejudicar a saúde de quem usa. Antes de usar estes medicamentos os pacientes devem antes tentar perder peso fazendo atividade física regular e uma reeducação alimentar, caso não tenha um bom resultado o médico indica a medicação.
5 - Dieta da moda emagrece?
Dr. Carlos Feitoza: Muitas dietas levam a perda do peso rápido, por isso são copiadas e ditas como da moda, mas a perda do peso deve ser gradual e sem prejudicar a saúde do paciente. Uma perda rápida de peso pode fazer o paciente ter uma baixa imunológica e desenvolver determinadas doenças. Dietas da moda não são recomendadas por profissionais sérios.
6 - Emagrecer e engordar é normal?
Dr. Carlos Feitoza: Quando você não faz um acompanhamento com médicos e nutricionistas experientes isso pode ocorrer. Porém, quando você conscientiza o paciente da importância de que a perda do peso só traz benefícios. Perda e ganho de peso não são comuns e esse efeito é chamado de Efeito Sanfona.
7 - O que fazer para perder peso?
Dr. Carlos Feitoza: Quando a obesidade já está instalada, o paciente deve procurar um médico que vai identificar os motivos que levaram o paciente a desenvolver a obesidade, o médico vai solicitar exames laboratoriais e de imagem e após interpretá-los encaminhará este paciente a um nutricionista e a um educador físico. Estes passos devem ser seguidos por todos que querem perder peso. Somente ir a academia fazer musculação sem passar por estas etapas, pode retardar a perda do peso e prejudicar a saúde do paciente. Com o acompanhamento multidisciplinar a segurança na perda do peso e os resultados são mais eficazes.
Viver com saúde é o melhor que há!
ASSUNTOS: alimentação, obesidade, peso