Série ‘Os Maninhos’ mostra bastidores das produções musicais em Manaus

Por Portal do Holanda

26/12/2020 9h55 — em Agenda Cultural

Foto: Anália Nogueira / A ideia surgiu de experiências acumuladas nas lives feitas no período mais agudo da pandemia

Manaus/AM -  - O trio musical formado por Agenor Vasconcelos, Magaiver Santos e Marcelo Nakamura, apresenta ‘Os Maninhos’, série audiovisual que traz a dinâmica, a intimidade e cotidiano das produções musicais de Manaus. O projeto, contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc,  será lançado neste sábado, 26, a partir das 16h, em live transmitida via Instagram.

Em formato de um programa minimalista e descontraído, a série propõe mostrar a produção musical na cidade em um trabalho de articulação em rede, coletiva, com o objetivo de fortalecer a cena. Os músicos convidados se encontram com ‘Os Maninhos’ para conversar, trocar experiências e compor. “Gravamos três faixas demonstração e um vídeo de apresentação de nossa vereda criativa. Baixo, curimbó, banjo, violão, samples e voz”, explica o produtor Agenor Vasconcelos, que assina a produção com Nakamura e Magaiver Santos.

Agenor explica que a ideia é ser um programa periódico, com participação aberta, para ser veiculado em diversos canais culturais. “Pretendemos trabalhar com uma formação aberta, apta a receber convidados para tocar, cantar e compor. Foi nesse sentido que o Edital Manaus de Conexões Culturais 2020 otimizou o projeto para o formato agora apresentado. O projeto também foi finalista Natura Musical 2020”.

´Os Maninhos´ apresentam episódios com depoimentos e canções de Agenor, Marcelo e Magaiver, Eduardo Branco e Victor Félix. Os músicos indígenas Pelé da Guitarra e Ary Até Kuema apresentam edição especial com o legítimo Kuximawara (música popular indígena).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural