Senti um vazio: Grupo Garagem aborda tráfico de mulheres em apresentação

Por Portal do Holanda

23/10/2020 15h23 — em Agenda Cultural

Foto: Frank Kitzinger / O projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais

Manaus/AM - Um misto de teatro com audiovisual: essa é a obra “Senti um vazio”, do Grupo Garagem, que ganha lançamento on-line marcado para este sábado, 24/10, às 20h. O projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais de 2018, e aborda os temas do tráfico de mulheres e exploração sexual, ao contar a história de um dia na vida de Dija, uma mulher que é traficada.

Dirigido por Gleidstone Melo, com atuação de Lu Maya, “Senti um vazio” conta com as participações de Diego Bauer, Débora Trierweiler e Carol Piñeiro. A obra foi originalmente pensada como um espetáculo teatral, a partir da remontagem do espetáculo de mesmo nome, apresentado pelo grupo em 2015. Porém, a pandemia da Covid-19 mudou os planos da companhia. “A ideia inicial era apresentar o espetáculo em três cidades diferentes. A gente já estava no meio do processo, mas aí veio a pandemia e tivemos que alterar tudo o que pensamos”, explicou o diretor, Gleidstone Melo. 

As mudanças influenciaram o próprio processo de construção da obra, como também destaca Gleidstone. “Foi um trabalho bem difícil de fazer, pois eu tive que dirigir tudo a distância. Eu estava em São Paulo nesse período e não conseguia ir para Manaus, até por conta da pandemia, então eu tive que dirigir a atriz, o diretor de fotografia etc., tudo por Zoom, o que eu nunca tinha feito antes”, comentou o artista, que trabalha entre Manaus e São Paulo nas áreas de atuação, direção e produção.

O resultado foi um produto híbrido, que pode ser conferido a partir de sábado e deve ganhar outras apresentações, em todos os sábados, até o fim de novembro. “Vejo a obra como uma mistura de um espetáculo de teatro com um pouco de cinema. É um curta-metragem, mas tem uma linguagem meio teatral. É um híbrido de tudo, que nós também não sabemos definir muito bem ainda, mas que é uma obra artística”, ressaltou.

Para assistir à estreia, basta o público acessar o site do grupo, em grupogaragem.com e reservar gratuitamente o ingresso que  fica disponível até as 21h30 do dia 24. Após preencher os dados no site, os interessados receberão o link de exibição da obra por e-mail. A classificação indicativa é de 16 anos.

A ficha técnica de "Senti um vazio" conta ainda com direção de fotografia de Frank Kitzinger, produção executiva de Andreza Afro Amazônica, pesquisa sonora de Pricilla Conserva, trilha sonora de Elson Arcos, captação de som de Elson Arcos e Pricilla Conserva e assistência de produção de Karol Medeiros.