Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Companhia 'Contém Dança' vai combinar corpo e projeção no "Lugar Uma de Artes"

Publicado

em


Dois corpos num solo de dança. A contradição é possível em “Episódio 1”, espetáculo da Contém Dança Cia em que a intérprete e coreógrafa Francis Baiardi interage com imagens em projeção digital. A produção será encenada neste domingo, dia 25, no Lugar Uma de Artes, no Centro.

A apresentação tem entrada franca e faz parte da agenda da Ocupação Lugar Uma, contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Em “Episódio 1”, Francis Baiardi lança mão das linguagens da Dança Contemporânea e das Artes Visuais, unindo gestos e movimentos de seu corpo a imagens de um vídeo em projeção digital, criado pelos realizadores audiovisuais Michelle Andrews e Emerson Silva.

“É um espetáculo que fala de dois universos, que fala da Dança Contemporânea. Um corpo real interagindo com um corpo virtual num solo de quase 50 minutos”, sintetiza a artista, que assina direção, coreografia, cenografia, figurino e interpretação na montagem.

Encenação à parte, o espetáculo chama a atenção também pelo visual cibernético da vestimenta de Francis e pela trilha sonora, baseada na sonoridade das criações da cantora e compositora islandesa Björk e do percussionista argentino Ramiro Musotto, além de cantos indígenas.

A produção de “Episódio 1” tem colaboração de Ana Carolina Souza, Cléia Alves e Inês Corsino (equipe técnica), Eliberto Barroncas (consultor artístico), Diego Batista e Marcos Apollo (luz). A montagem teve sua primeira apresentação em 2011.

Depois da apresentação, o público é convidado a participar de um bate-papo com Francis Baiardi, trocando ideias e percepções sobre o espetáculo de dança e seu processo de criação.


OCUPAÇÃO LUGAR UMA
Iniciada no dia 21 de setembro, a Ocupação Lugar Uma tem como objetivo transformar o Lugar Uma de Artes em abrigo para uma série de ações artísticas diárias, ao longo de três meses, com acesso gratuito.

Performances, oficinas, expos de arte, mostras de filmes e lançamento de livro são algumas das atividades no calendário da tomada artística, com gestão cultural de Francisco Rider. A ação segue até 21 de dezembro.


QUEM É
Natural de Manaus, Francis Baiardi é coreógrafa, professora e intérprete de dança. É licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em Psicomotricidade pela Universidade Gama Filho (UGF-AM).

Estudou com artistas como Conceição Souza, Marta Marti, Alice Becker, Joffre Santos, Lia Rodrigues, entre outros. Como bailarina, trabalhou em grupos de Manaus, Salvador e Nova York (EUA).

Em 2008, foi uma das organizadoras do Laboratório Contemporâneo, iniciativa de destaque na dança contemporânea amazonense. Fundou no mesmo ano a Contém Dança Cia., onde atua desde então como diretora, pesquisadora, coréografa, produtora e professora.

Entre as criações da companhia estão o espetáculo “Insights, imagens e ensaios” (2010), “Episódio 1”, “T(eu) olhar” (2011) e “Presenças” (2013) – este desenvolvido a partir de intercâmbio internacional com a Cie Le Rêve de La Soie (França).



SERVIÇO
Espetáculo de dança “Episódio 1”, da Contém Dança Cia – Ocupação Lugar Uma
Lugar Uma de Artes, avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro
Domingo, dia 25 de outubro, às 19h
Entrada gratuita

+ Agenda Cultural

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.