Compartilhe este texto

Cineclube de Arte realiza mostra de filmes de cineasta amazonense

Por Portal Do Holanda

01/12/2023 11h23 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação / Cineasta Roberto Kahane

Manaus/AM - O Cineclube de Arte apresenta neste sábado (02), o trabalho de Roberto Kahane, cineasta amazonense que possui mais de 40 curta-metragens em sua filmografia. A exibição acontece às 18h30 no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, anexo à Vila Ninita, Centro. A entrada é gratuita e a classificação livre. 

A programação inclui cinco curtas, dentre eles o documentário “Silvino Santos, o Fim de um Pioneiro”, uma produção de 1970, ano do falecimento do cineasta Silvino Santos, que entrou na história do cinema brasileiro com um dos maiores realizadores de não-ficção do país. O curta-metragem mostra seus últimos momentos e fragmentos de sua vasta obra cinematográfica, que, coincidentemente, será prestigiada no Teatro Amazonas no dia 29 de dezembro, com a exibição do filme “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”.

“A obra de Silvino foi muito grande. Quase toda a sua filmografia foi produzida pela J.G. Araújo, uma das maiores empresas da época do ciclo da borracha no Amazonas. É muito importante esse tipo de prestígio”, afirma Roberto Kahane, sobre a exibição do documentário sobre a vida do cineasta.

Além do documentário, serão exibidos os curtas “Fragmentos da Terra Encantada”, “1922, a Exposição da Independência”, “Vale Quem Tem” e “A Propósito de Futebol”. Ao final da experiência, o público poderá acompanhar ainda, uma entrevista com Kahane acerca de suas obras e seu trabalho no ramo cinematográfico.

O Cineclube de Arte é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de valorizar o cinema e os cineastas amazonenses, e fazer com que a população tenha fácil acesso a essas obras cinematográficas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural