Compartilhe este texto

Amazonas Filarmônica tem noite de clássicos do Romantismo europeu em concerto que encerra a temporada 2025

Por Portal Do Holanda

19/11/2025 19h14 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

A Amazonas Filarmônica apresenta, nesta quinta-feira (20/11), às 20h, no Teatro Amazonas, o concerto que marca o encerramento de sua temporada 2025, com um programa de forte densidade poética e centrado em três obras fundamentais do repertório europeu do final do século XIX. A regência será do maestro Luiz Fernando Malheiro, Diretor Artístico e Regente Titular do conjunto.

A abertura da noite traz os Rückert-Lieder, de Gustav Mahler, ciclo composto entre 1901 e 1902 a partir de poemas de Friedrich Rückert. As canções, que transitam da ironia sutil de Blicke mir nicht in die Lieder ao recolhimento introspectivo de Ich bin der Welt abhanden gekommen, revelam uma faceta intimista do compositor. A interpretação ficará a cargo da soprano Daniella Carvalho, formada pela Manhattan School of Music e presença recorrente no Festival Amazonas de Ópera.

Na sequência, o violinista Ariel Sanches, spalla da Amazonas Filarmônica, assume o papel de solista no Concerto para Violino nº 3, de Camille Saint-Saëns. Escrita para o lendário Pablo de Sarasate, a obra combina virtuosismo, elegância melódica e refinamento orquestral — características que têm dialogado com a sonoridade construída por Sanches à frente do naipe de cordas da orquestra.

O programa se completa com a Sinfonia em ré menor, de César Franck, obra emblemática do repertório sinfônico francês e celebrada por sua estrutura cíclica e pelo percurso expressivo que conduz da tensão inaugural a uma conclusão luminosa. A sinfonia consolidou Franck como um dos nomes de destaque do Romantismo tardio.

A apresentação integra a programação cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que desde agosto tem promovido concertos semanais a preços populares. Os ingressos custam R$ 10 para plateia e frisas, enquanto os demais assentos têm entrada gratuita. A classificação indicativa é de 10 anos. As reservas podem ser feitas pelo site shopingressos.com.br


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural