Início Agenda Cultural Amazonas Filarmônica faz concerto inédito em alusão ao Setembro Amarelo
Agenda Cultural

Amazonas Filarmônica faz concerto inédito em alusão ao Setembro Amarelo

Amazonas Filarmônica faz concerto inédito em alusão ao Setembro Amarelo
Amazonas Filarmônica faz concerto inédito em alusão ao Setembro Amarelo

Manaus/AM - O majestoso palco do Teatro Amazonas recebe na quinta-feira (12), às 20h, o concerto inédito “Compositoras”, apresentado pela Orquestra Amazonas Filarmônica, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A apresentação conta com duas obras em estreias mundiais: “Jungle”, de Isabelle Sabriè, e “Coletânea 1”, de Lindalva Cruz, além de uma estreia amazonense da Sinfonia de Amy Beach.

O concerto é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os ingressos para o espetáculo com classificação de 10 anos estão à venda na bilheteria do teatro e no site shopingressos.com.br. O preço para plateia e frisas é de R$10, enquanto os demais lugares têm entrada gratuita. 

Neste concerto, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, a Orquestra Amazonas Filarmônica toca três obras de compositoras, em uma apresentação alusiva ao Setembro Amarelo, dedicado a prevenção ao suicídio. O Maestro Marcelo de Jesus, regente adjunto da Amazonas Filarmônica enfatiza a importância da Orquestra se colocar em um papel social e não apenas no âmbito artístico.

“Além do fato do concerto ter somente obras de compositoras, a alusão ao setembro amarelo é fundamental para que possamos divulgar este movimento tão importante e que, por muito tempo, foi levado como tabu”, revela o maestro.

Segundo ele, quanto mais informações, mais fica possível combater este ato extremo. “E a Amazonas Filarmônica faz a sua parte incluindo na sua programação um concerto alusivo ao setembro amarelo”, completa.

As obras 

A primeira obra é da compositora francesa radicada no Amazonas, Isabelle Sabrié. Trata-se do terceiro movimento de sua sinfonia-balé “Cenas da Amazônia”, obra com uso de enorme seção de percussão e harmonia rítmico-espacial.

Em seguida, uma homenagem à importante professora e pianista amazonense Lindalva Cruz. O pianista brasileiro e professor da Eastern Kentucky University Bernardo Scarambone, em parceria com Oswaldo Carvalho, criou uma moldura orquestral para algumas peças encantadoras da professora Lindalva, com o título de “Coletânea 1”. O próprio professor Scarambone será o solista da obra.

Para encerrar a noite, o regente Marcelo de Jesus, escolheu a primeira sinfonia escrita pela compositora americana Amy Beach, compositora de New Hampshire (estado localizado no nordeste dos EUA): a “Sinfonia Gaélica”, de . A obra recebeu esse nome porque foi inspirada em antigas melodias escocesas, irlandesas e inglesas.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?