Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Abertas as inscrições para curso de Direção de Arte

Publicado

em


A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), realizam o curso de Direção de Arte com a diretora e cenógrafa Lia Renha. As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de novembro. Lia Renha fez parte da equipe técnica de produções de filmes como “O Auto da Compadecida”, “Caramuru – A Invenção do Brasil”, de minisséries como “Hoje é Dia de Maria” e “Dona Flor e seus dois Maridos”, entre vários outros sucessos da TV e cinema brasileiro.
 
O curso terá como temática ‘conceito, função e caminho para tornar-se um diretor de arte’. As aulas são voltadas para profissionais, professores e estudantes de comunicação, artes e audiovisual e ocorrerão de 9 a 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, nos horários de 14h às 22h, e no sábado, das 9h às 14h, no Les Artistes Café Teatro, na Av. Sete de Setembro, nº 377, Centro. No total serão disponibilizadas 25 vagas.
 
Para participar, os interessados devem preencher um formulário de inscrição online disponível no link http://bit.ly/1f3yUTY. Todos os campos deverão ser devidamente preenchidos, principalmente o de Carta de Intenção e Currículo. É por meio desses dois últimos itens que serão avaliados os interesses do candidato, entre eles o objetivo com o curso, coerência e clareza das ideias expressas na carta de intenção. A inscrição só será validada após o recebimento do formulário online. Os alunos selecionados receberão a confirmação por e-mail.
 
A proposta do curso é apresentar aos participantes a definição de direção de arte, sua função e os caminhos para se tornar um diretor de arte, com leis de formação acadêmica para melhor absorver o conhecimento e aprendizado do método. O curso também oferecerá aulas teóricas em paralelo com aulas práticas, através da produção de um curta-metragem com gravações e sequências, com o roteiro podendo ser dos próprios alunos que desejarem participar.
 
Sobre a Diretora de Arte
 
Cenógrafa com grande experiência na televisão, Lia Renha passou a se dedicar também à cenografia para cinema a partir dos anos 80. Formada em arquitetura, fez um curso de extensão em cenografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
 
Passou a colaborar com o cinema brasileiro, assinando a cenografia e direção de arte de títulos como ‘Um Trem para as Estrelas’ (1987), ‘Dias Melhores Virão’ (1989) e ‘Tieta do Agreste’ (1995), os três de Carlos Diegues, e ‘Copacabana’ (2001), de Carla Camurati. Dois de seus trabalhos em direção de arte para minisséries de TV viraram longas-metragens para o cinema: ‘O Auto da Compadecida’ (2000) e ‘Caramuru - A Invenção do Brasil’ (2001), ambos dirigidos por Guel Arraes, além da série ‘Hoje é Dia de Maria - Primeira e Segunda Jornada’, do diretor Luiz Fernando Carvalho, e a minissérie ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, do diretor Mauro Mendonça Filho. Também trabalhou nos programas 'Irritando', com Fernanda Young, no canal GNT; 'Programa do Jô', na Rede Globo, e em ‘Os Normais- O Filme’, do diretor José Alvarenga.
 
SERVIÇO


O quê: Curso de Direção de Arte com Lia Renha
Quanto: Gratuito
Quando: 9/11 a 14/11
Onde: Les Artistes Café Teatro - Av. Sete Setembro, nº 377, Centro

+ Agenda Cultural

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.