Compartilhe este texto

Três agências bancárias são multadas por falta de portas de segurança em Manaus

Por Portal Do Holanda

09/08/2018 14h54 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Na manhã desta quinta-feira (9), três agências bancárias do Itaú, localizadas no Centro de Manaus, foram multadas por falta de portas giratórias de segurança. A ação ocorreu durante blitz do Procon Manaus, em parceria com o Procon Amazonas e Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec/CMM).

A fiscalização ocorreu após denúncia de clientes quanto à falta de portas giratórias e à demora no atendimento, em desrespeito às leis municipais nº 2006/2015 e nº 167/2005, respectivamente. As unidades têm um prazo de dez dias para apresentar defesa.

Segundo o Procon, a porta giratória — equipamento obrigatório previsto por lei municipal — não é para ‘barrar’ clientes e usuários dos bancos, mas sim um instrumento para promover maior segurança a todos. É obrigatória a instalação de porta giratória com detector de metais nas agências bancárias de Manaus. A lei não se aplica apenas aos bancos instalados em empresas privadas e órgãos públicos.

Os dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontam que assaltos a bancos diminuem em bancos com portas giratórias. Há também a existência de uma porta auxiliar para garantir o acesso da das pessoas com deficiência, obesos, gestantes, além de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: agência multada, Manaus, Procon, Amazonas

+ Amazonas