José Melo diz que Brasil deve modernizar gestão pública

Por Portal do Holanda

25/02/2016 13h50 — em

Declaração do governador aconteceu na abertura de fórum nacional de secretários de administração, em Manaus
 

O governador do Amazonas, José Melo, defendeu maior entrosamento entre os Estados na troca de experiências que qualifiquem os gastos públicos, reduzam custos e modernizem a gestão dos governos. Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, durante o 100° Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração e do 1º Seminário Internacional de Compras Públicas Estaduais, em que o Amazonas foi destaque por ações na área de administração tributária e aquisição de produtos e serviços, o governador disse que vai avaliar as experiências dos vizinhos de olho na eficiência e modernização dos serviços públicos do Estado.

"O Brasil precisa caminhar para a modernidade. Isso implica em redução de custos e que o serviço na ponta seja prestado com mais eficiência. Modernidade na saúde significa que a cirurgia precisa ser feita na hora certa. Vamos tratar das contas públicas. A forma de comprar é também uma maneira de reduzir custos e poder investir em outras atividades importantes", afirmou Melo. Organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad) e pela Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead), o evento está acontecendo no Hotel Blue Tree Premium Manaus, Adrianópolis, zona centro-sul da cidade, até sexta-feira (26). O Amazonas é destaque por ter alcançado excelência na área de administração tributária e fiscal com a implantação de projetos pioneiros no país, como a Nota Fiscal Eletrônica, NF-e e desenvolvido sistema de aquisição de produtos e serviços, que geraram R$ 245 milhões de economia nas compras públicas somente no ano de 2015. Outra novidade é o novo sistema de compras de passagens aéreas.

"Vai haver uma troca de experiências muito importante. O Brasil tem que caminhar para isso. Os procedimentos administrativos possibilitam que o serviço seja prestado de forma mais rápida e eficiente. Portanto, essa é uma busca que todos nós temos de fazer. Temos exemplos extremamente exitosos, que obviamente vamos absorver. Temos muitas medidas que tomamos e certamente servirão para os outros estados. Por outro lado,  vamos tratar das contas públicas, que se forem feitas de maneira adequada, também reduzirão custos permitindo que o serviço chegue na ponta com eficiência e rapidez", disse o governador.

Secretários de administração de todo o país e gestores de compras públicas da América Latina, assim como representantes de ministérios e órgãos de controle compõem o público-alvo dos dois eventos, que ocorrerão simultaneamente.  

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+