Estrela é ‘engolida’ por buraco negro; assista ao vídeo impressionante

Por Portal do Holanda/Átila Simonsen

14/10/2020 10h27 — em 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen

Buraco negro engolindo estrela. Foto: ESO/M. Kornmesser

Os telescópios do Observatório Europeu Sul (ESO) ilustraram o momento em que os astrônomos avistaram uma rara explosão de luz de uma estrela sendo destruída por um buraco negro.

Durante esses eventos, a estrela passa por uma "espaguetificação": seu material é esticado em fios conforme cai no buraco negro, de acordo com o ESO:

 

 

Os pesquisadores tiveram problemas para investigar esses eventos no passado, pois eles costumam ser obscurecidos por uma cortina de poeira e detritos.

Este evento, o mais próximo da Terra já registrado, revelou que o buraco negro impulsiona os detritos da estrela para fora enquanto consome o material estelar.

 

 

As pesquisas com buracos negros foram as vencedoras do Prêmio Nobel de Física deste ano. O britânico Roger Penrose, o alemão Reinhard Genzel e a norte-americana Andrea Ghez receberam o Prêmio. Indagada sobre a descoberta de um objeto maciço, mas invisível, no coração da Via Láctea, Andrea disse que “a primeira coisa é a dúvida”.

“Você tem que provar a si mesma que o que está vendo é realmente o que pensa que está vendo. Então, tanto dúvida quanto empolgação”, disse a astrônoma de 55 anos em uma conversa telefônica com o comitê após receber o prêmio. “É aquele sentimento de estar na fronteira da pesquisa, quando você tem que questionar sempre o que está vendo.”

Mas afinal, o que são os buracos negros?

Quando uma estrela massiva colapsa sob sua gravidade, ela forma um buraco negro, que é pesado, e captura tudo que passa pelo Horizonte de Eventos (a ‘borda’): nem mesmo a luz pode escapar.

No Horizonte de Eventos, o Tempo substitui o Espaço e aponta apenas para a frente. O fluxo do Tempo leva tudo para uma singularidade mais distante dentro do buraco negro, onde a densidade é infinita e o tempo acaba.

 

-

Átila Simonsen

+ Jornalista Geek
+ CEO 1 Minuto Nerd
+ Embaixador Include by Campus Party