Siga o Portal do Holanda

Superaquecem

Em Manaus, lojas são multadas por venderem fios elétricos que podem provocar incêndios

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Carta aberta a Arthur e Wilson Lima


Manaus/AM - Loja e indústrias de fios e cabos elétricos da capital foram flagradas e notificadas por venderem produtos sem certificação do Inmetro, colocando em risco a segurança do consumidor. As irregularidades foram identificadas durante uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) ocorridas nessa terça (18) e quarta-feira (19).

Na ocasião, cerca de 50 amostras de rolos de fios e cabos com dimensões variadas foram testadas in loco, e condenadas em três indústrias e uma loja, totalizando 1.102 produtos. Esses produtos foram interditados e as empresas autuadas com prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito informou que todos os produtos estavam fora das especificações do Inmetro e que é um risco em potencial tanto para o empresário que fabrica, quanto para o consumidor que utiliza o produto sem à certificação. “Todos os produtos estavam com resistência acima da tolerância prevista em portaria do Inmetro, o que pode ocasionar um superaquecimento dos mesmos durante a utilização”, disse Márcio Brito.



A fiscalização também encontrou produtos sem registro, mas que a empresa continuava vendendo de forma irregular. “Por isso, é importante identificar essas empresas, para que possamos solicitar o cancelamento de registros das mesmas junto ao Inmetro”, acrescentou o presidente do Ipem no Amazonas.

Certificação - A ação visa atender o cumprimento da Portaria nº 640/2012 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no que se refere aos fios e cabos elétricos que devem apresentar, na etiqueta de identificação e diretamente no produto, o selo do Inmetro junto com o número de registro do produto, e seu número de identificação. Além disso, deve conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, telefone para contato.

Denúncias – Podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do 0800 092 2020, que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O órgão está localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
 




Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.