Siga o Portal do Holanda

Meio eletrônico

Diário oficial do Amazonas entra na era digital com novo sistema

Publicado

em

Manaus/AM - Na próxima segunda-feira, dia 11, o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), Mário Aufiero, vai apresentar o sistema de automação do novo Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) aos secretários e dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta do Estado. O encontro vai acontecer às 11h, na sede do Governo do Estado, na avenida Brasil, 513, Compensa.

Os secretários e diretores tomarão conhecimento, em primeira mão, das mudanças nos fluxos – agora inteiramente digitais – dos atos de governo para a publicação no Diário Oficial.

Mário Aufiero ressaltou a importância histórica da implantação do Diário Oficial Eletrônico no Amazonas. “Trata-se de uma transformação pioneira e revolucionária para a publicação dos atos do poder estadual. Daí a importância de se apresentar detalhadamente a novidade para os secretários e diretores dos órgãos da administração direta e indireta do Estado. O novo Diário Oficial Eletrônico vai trazer mais agilidade, transparência, economia e acessibilidade à publicação dos atos do Poder Público”, afirmou.

Sistema agiliza publicação

O processo, que atualmente envolve documentos físicos e seu transporte da sede dos órgãos até a IOA, vai ser totalmente transferido para um sistema inteiramente eletrônico, o IOANEWS, sistema de automação especializado em soluções para imprensas oficiais e implantação de diários oficiais eletrônicos.

As assinaturas dos documentos e atos do governo passam a ser eletrônicas também, por meio de certificação digital. A utilização de um token (chave eletrônica) garante a confiabilidade do processo. Atualmente, um ato de secretaria pode precisar de até quatro assinaturas, que são colhidas em locais diferentes, demandando tempo e logística até que o documento esteja devidamente pronto para ser publicado.

Com a implantação do novo sistema, cada agente público de posse de seu certificado digital e seu token, pode assinar digitalmente o documento sem a necessidade do transporte de uma cópia física.

Foto: Divulgação/IOA/Secom

As mulheres no crime organizado: Sexo, dinheiro e morte

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.