Siga o Portal do Holanda

Pós-graduação

Capes anuncia recursos de R$ 80 milhões e Ufam lança edital para enfermagem

Publicado

em

Manaus/AM - Nessa quarta-feira, dia 20, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia, anunciou iniciativas para o desenvolvimento da pós-graduação nos estados da Região Norte, Mato Grosso e Maranhão, entre elas a assinatura de um acordo de intenções com os reitores da Região Norte para implementar um programa voltado ao desenvolvimento da pós-graduação na Amazônia Legal, com aporte de 80 milhões ao longo dos próximos cinco anos e a liberação da segunda parcela do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad Amazônia), correspondente a R$ 3,5 milhões destinados ao apoio de projetos de pesquisa conjuntos que construam redes de cooperação acadêmica.

O anúncio das ações ocorreu durante a solenidade de abertura do Encontro Capes com a Amazônia Legal, evento que reúne autoridades universitárias na Ufam até o próximo dia 22 de novembro.

Edital para profissionais de enfermagem

O pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, professor David Lopes Neto, representou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), professor Manoel Carlos Neri da Silva na solenidade de abertura do Encontro CAPES com a Amazônia Legal. Durante seu pronunciamento, ele destacou o sucesso do projeto de Mestrado Profissional em Enfermagem, fruto da parceria do Cofen com a Capes. “O diálogo e a parceria com a Capes foram fundamentais para o sucesso dessa proposta inovadora, que é essa aliança de nosso conselho de classe com a Capes. No dia 29 de novembro será lançado o edital voltado a formar 500 profissionais de enfermagem em nível de mestrado e o valor total de custeio estimado para o edital é de três milhões e quinhentos mil reais”, anunciou o pró-reitor.

Rompendo paradigmas

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou que a nova proposta de avaliação multidimensional é inovadora. “Essa avaliação proposta rompe paradigmas. É preciso olhar o Brasil como um todo e chegou a hora de reduzir as diferenças. Ficamos felizes com esse novo olhar que a Capes lança para a nossa região. Sabemos que ninguém trabalha sozinho e que avanços são conquistados com sinergia. Um exemplo desse trabalho coletivo é o alcance do número de 1000 doutores em atividade em nossa instituição, o que é resultado de um investimento de trinta anos de nossa Universidade, o que melhora a nossa graduação e a nossa pós-graduação”, discursou o reitor.

Fotos: Márcia Grana e Haydee Vieira

Gente armada causa pânico em boate de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.