Compartilhe este texto

Justiça dos EUA libera José Maria Marin de prisão por risco de coronavírus

Por Folha de São Paulo

30/03/2020 17h48 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ex-presidente da CBF José Maria Marin foi liberado nesta segunda-feira (30) da prisão nos Estados Unidos por risco de contrair o novo coronavírus. Segundo o site de notícias americano Bloomberg, os advogados citaram a pandemia da covid-19 no pedido, que foi aceito pela juíza distrital Pamela Chen, do Brooklyn, em Nova York.

Marin tem 87 anos e cumpre pena em uma prisão federal em Allenwood, na Pensilvânia. O pedido da defesa foi feito no domingo (29) em caráter de urgência. Foram mencionados também o histórico médico e a idade avançada do ex-cartola, que também foi governador do estado de São Paulo nos anos 1980.

Os procuradores do caso concordaram com a redução e o imediato encerramento da pena. Chen considerou que já foi registrado o cumprimento de 80% da sentença.

Em 2018, Marin foi sentenciado a quatro anos de prisão pela mesma juíza por crimes cometidos quando foi presidente da CBF. Seu mandato aconteceu entre 2012 e 2015, quando ele foi preso na Suíça e depois extraditado para os Estados Unidos. As acusações incluíram lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude bancária. No lado esportivo, o ex-dirigente foi banido do futebol pela Fifa no ano passado.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes