Compartilhe este texto

TSE assina termo de parceria para combater fake news

Por Portal Do Holanda

28/06/2018 14h38 — em
Brasil



BRASÍLIA — O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou nesta quinta-feira um termo de parceria em conjunto com associações de jornalismo e plataformas digitais para retirada de notícias falsas. Esse termo assegura que o jornalismo tradicional será fonte primária de verificação de notícias.

Participaram da parceira a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Televisão e Rádio (Abert) e Associação Nacional de Editores de Revista (Aner), o Google e o Facebook.

O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse que medida é um "ato de cidadania".

— Nós sempre afirmamos que no combate as notícias falsas, a nossa fonte primaria seria a imprensa brasileira. É um ato de cidadania. As associações de rádio, televisão, jornais e revistas se comprometem junto ao TSE ao combate da difusão de notícias falsas que poluem o ambiente eleitoral e atentam contra a lisura informacional e ao mesmo tempo impede que o Brasil faça uma limpeza ética através de divulgação correta de informações.

O presidente da Abert, Paulo Tonet Camargo, destacou a importância do jornalismo profissional para o combate a fake news.

— O compromisso que nós assinamos com o TSE foi de que teremos como fonte primária jornais, revistas, televisão e rádio. O jornalismo profissional, que é a correta fonte de notícias.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: fake news, TSE, Brasil

+ Brasil