Compartilhe este texto

CIA tinha indícios que militares haviam organizado atentado do Riocentro

Por Portal Do Holanda

21/05/2018 21h43 — em
Brasil



RIO — Um documento da CIA, a central de inteligência dos Estados Unidos, mostra que, um mês após o atentado a bomba no Riocentro, durante a ditadura militar, o governo norte-americano já tinha indícios de que o ataque havia sido organizado por militares e não por grupos de esquerda. O relatório, que está no Arquivo Nacional, foi revelado nesta segunda-feira pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo.

O documento foi escrito por integrantes da CIA baseados em Brasília e chegou à sede da agência em 29 de maio de 1981 — o atentado ocorreu em 30 de abril de 1981. Dois militares que faziam parte do DOI-Codi estavam no carro onde a bomba explodiu — um deles morreu, e o outro ficou ferido. Um outro explosivo foi detonado na casa de força do Riocentro.

“Não restam dúvidas de que os dois, o sargento Guilherme Pereira do Rosário e o capitão Wilson Luís Chaves Macedo, que provocaram o ataque a bomba e não foram as vítimas. É nítido que os dois, como membros do DOI-Codi, agiam sob as ordens superiores no momento em que a bomba acidentalmente explodiu”, diz o relatório.

O documento acrescenta que, “provavelmente”, o diretor do Serviço Nacional de Informações (SNI) e o comandante do Exército tinham conhecimento do plano. O relatório não é incisivo sobre o possível conhecimento do presidente João Figueiredo.

A Justiça Federal do Rio aceitou uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) sobre o caso, mas o processo foi trancado por decisão posterior.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil