Compartilhe este texto

Eron e Vanessa acusados de criar 'o primeiro emprego comunista' no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

02/05/2014 0h07 — em
Bastidores da Política



Candidato do PSB ao governo estadual,o deputado Marcelo Ramos parece que já escolheu os alvos principais de sua campanha oposicionista.  Embora critique sistematicamente o governo, atira no  grupo do senador Eduardo Braga. Segundo ele, “a família” de comunistas que administra a Sepror desde o governo de Braga “não foi generosa para quem produz farinha, ou planta hortaliças, mas foi eficiente para criar o programa “Primeiro Emprego Comunista”, que é o único projeto que deu certo na secretaria”.


 

Enquanto Marcelo joga objetivamente no discurso, o também pré-candidato senador Eduardo Braga abusa do eufemismo ao anunciar a aliança do seu partido, o PMDB com o PTB do deputado federal Sabino Castelo Branco. “O simbolismo disso parte exatamente de que nós estamos fazendo uma aliança em torno de um projeto que está em construção”, disse o senador. Até hoje tem gente querendo saber o que ele quis dizer realmente.

A REPRISE, 24 ANOS DEPOIS

Era 1990. Professores ameaçavam entrar em greve e foram encarar o prefeito no Paço Municipal, lotando a Praça Dom Pedro II. Artur Neto foi informado em seu gabinete e imediatamente saiu à rua, atravessou a multidão e subiu no carro de som dos manifestantes. Minutos depois descia de lá carregado e aplaudido. Ontem manifestantes o cutucaram em frente ao prédio onde mora, na Ponta Negra. Ele repetiu o gesto, dominou a cena, chamou todo mundo pra conversar hoje e ao final posou pra fotos bem à vontade.

DILMA SE PERDEU
 

Na véspera do dia do trabalhador, a presidente Dilma Rousseff deu a entender que não frequenta supermercado ou feira há muito tempo. Ele disse na quarta-feira que a inflação está sob controle e o governo não vai tomar medidas de arrocho salarial. Ela ousou arriscar que a inflação média no Brasil durante o seu governo, se comparada com outros governos, é a mais baixa. Ficou claro que a presidente além de não fazer compras, não está sendo informada da insatisfação popular com a condução da economia.

ABEL REAPARECE NA RODOVIÁRIA
 
O pré-candidato a governador pelo PSol, o ex-deputado Abel Alves comandou uma pequena manifestação ontem na Estação Rodoviária de Manaus. O protesto reuniu usuários passageiros e prestadores de serviços na área, que reivindicam melhorias na estrutura da estação, construída ainda na administração do ex-prefeito José Fernandes (1979-1983). Para Abel, a situação de abandono “é uma coisa muito séria, uma coisa que nos deixa indignados, porque os prejudicados são sempre as pessoas mais humildades”.

LINK AMAZÔNICO

Enquanto a administração da Petrobras adquire sucata em Pasadena, EUA, o deputado estadual Tony Medeiros reclama que a Refinaria de Manaus (Reman) não conseguiu implementar o plano de modernização 2010/2015 pela ausência de investimentos da estatal. Medeiros lembra que o Amazonas arrecada R$ 1,5 bilhão/ano com a atividade de refino de petróleo. Isso pode ficar bem menor.

ELES COMIGO E EU COM ELES

Depois de ouvir reivindicações de associações populares nesta quinta-feira, dia 1º, o prefeito Artur Neto resolveu receber comunitários na prefeitura, nesta sexta-feira,2. Eles querem acesso a casas populares e Artur Neto sentenciou: “O povo está comigo e eu estou com eles.”

‘PONTOS CEGOS’

Para a senadora comunista Vanessa Grazziotin os trabalhadores brasileiros estão conscientes da necessidade de lutar por direitos, mas, diz ela, todo o empenho e políticas do governo federal não conseguiram eliminar os pontos cegos e desafios anestesiados. Essa última parte dos desafios anestesiados ficou meio no ar: quem os anestesiou, governo ou os trabalhadores?

SEM AUTOESTIMA

O ex-prefeito Serafim Corrêa foi assistir à partida Nacional e Corinthians e não gostou de nada do que viu. Diz ele que menos importante foi o resultado do jogo e pior foi assistir a Arena da Amazônia quase lotada e a maioria torcendo pelo time visitante. Para completar, Serafim diz que a Construtora Andrade Gutierrez não terminou a obra e deve ser chamada à responsabilidade.

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS

O presidente da Central Única dos Trabalhadores no Amazonas (CUT-AM) e do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, diz que os trabalhadores metalúrgicos têm conseguido fechar reajustes anuais superiores à inflação do período, além de ter aumentado o número de empresas que pagam participação nos lucros. Só falta agora os trabalhadores participarem da gestão e entrar com algum quando a empresa der prejuízo. Será que topam?

O PEN APARECE
 
O Partido Ecológico Nacional (PEN) obteve o privilégio de ter seu primeiro programa no horário eleitoral gratuito justamente no Dia do Trabalhador. Mas uma das falas de seus líderes não foi em defesa de nenhum operário, e sim do melhor amigo do homem. Defendendo o controle da população de cães do Brasil, o PEN propõe que o poder público faça a esterilização dos cachorros de rua “porque eles não tem quem fale por eles, não sabem se defender e não votam”.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.