Compartilhe este texto

Atalaia do Norte fica importante. Está entre as piores cidades do mundo para se viver


Por Raimundo de Holanda

31/07/2016 23h17 — em
Bastidores da Política



Atalaia do Norte (AM), uma das dez cidades com piores índice de desenvolvimento humano do mundo, está  nas páginas de o Globo desta segunda -feira, Segundo o jornal, lá  o prefeito Nonato Tenazor (PDT) é alvo de ação por improbidade, acusado de ter empregado filho, irmã e sobrinhos e há outras 50 pessoas nomeadas para cargos comissionados  cujos sobrenomes são idênticos ao seu (Tenazor, que não é nome de medicamento contra verme), caracterizando nepotismo 

Disputa em Manaus tem chapas da ‘Bíblia e da Bala’, da 'crença em Deus e no Diabo'

A semana começa com mais um anúncio: o nome do vice de Silas Câmara, coronel Amadeu Soares, que já foi comandante do programa Ronda no Bairro. Com a escolha de um militar para compor a chapa,  Silas cria em Manaus a versão baré da bancada da bíblia e da bala,   da Câmara Federal, onde os evangélicos se uniram ao ultradireita Jair Bolsonaro.

Em 2014 o coronel Amadeu deixou o comando do Ronda no Bairro para assumir o cargo de secretário de Segurança em Roraima, Estado onde nasceu, mas   retorna agora alimentado pelo sonho de ser vice-prefeito de Manaus.

E falando em união do bem com o mal, o petista José Ricardo,  que é católico fervoroso,  achou ‘muito boa’ a união com o comunista radical Yann Evanovick, criando por sua vez uma chapa versão ‘deus e o diabo’ para a disputa da prefeitura de Manaus. Ricardo, que tem uma biografia irreparável, não vê ‘nada demais’ em se aliar a um militante profissional do comunismo, que  para chegar na condição de vice pelo PCdoB, armou pra cima da deputada Alessandra Campêlo mobilizando sua fiel militância para hostilizá-la no partido até expurgá-la da sigla.

MARCELO TEM CONDIÇÕES PARA ACEITAR BRAGA

Como  “eleição é uma guerra de vale tudo”, o final de semana foi pródigo em associações atípicas, assim como Arthur Neto recebeu Sabino de braços abertos, o jovem Marcelo Ramos não se sentiu melindrado em fazer coligação com o senador Eduardo Braga, a quem mandou “ajoelhar no milho e pedir perdão” na campanha de 2014. Ramos disse que receberia Braga de bom grado dentro de suas condições, claro. Só não falou se seria ‘ajoelhado no milho’.

OUTRO TIPO DE JOGO

Mas enquanto a campanha não começa pra valer, as delegações dos países que disputarão  partidas de futebol em Manaus pelas Olimpíadas Rio 2016, já começaram a chegar e mobilizar todo o esquema de segurança local. A Suécia chegou no sábado e deu o start para a ação no Centro Integrado de Comando e Controle Regional  (CICC) para monitorar e acompanhar os protocolos  de chegada das delegações. Ontem foi a vez do Japão aterrissar em Manaus.

CASTRO AVALIA SE DEVE SAIR CANDIDATO

Enfrentando problemas pessoais (de saúde) e a resistência da família justamente por causa da situação, o deputado Luiz Castro ainda oscila entre o “ser ou não ser” candidato a prefeito pela REDE. De um lado a insistência do comando nacional para que o partido tenha um nome consistente na disputa, de outro a necessidade de fortalecer a sigla ampliando suas bases municipais com vistas à disputa de 2018, quando Marina será candidata a presidente da República. A convenção da REDE será dia 5 e até lá as conversas podem tomar um ‘rumo certo’.

Siga-nos no

ASSUNTOS: chapas da bala, de deus e do diabo, eleições 2015, josé ricardo, Manaus, silas

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.