Compartilhe este texto

Pesquisa investiga ciclo infeccioso da bactéria da Salmonella para descoberta de novos tratamentos

Por Portal Do Holanda

16/11/2016 16h08 — em
Amazonas



Manaus/AM - Um estudo foi desenvolvido para estabelecer um modelo de infecção de Salmonella sp, conhecer o ciclo infeccioso da bactéria vai auxiliar em novos estudos que possam desenvolver tratamentos contra a salmonelose.

A salmonelose é uma das principais infecções transmitidas pelo consumo de alimentos, e um dos problemas mais alarmantes de saúde pública em todo o mundo. Mas além dessa doença, a bactéria salmonela causa outras infecções como, por exemplo, a febre tifóide (doença endêmica que, dentre os seus principais sintomas, causa o aumento do volume do baço e o retardamento do ritmo cardíaco), e é um dos agentes causadores das gastroenterites (inflamação do trato gastrointestinal que afeta o estômago e o intestino delgado).

Estudante do 5º período de Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maele Jordão, explica que a pesquisa tem como objetivo ajudar na prevenção e no tratamento dessas doenças causadas pela salmonela.

“O projeto objetiva a compreensão do ciclo de infecção de uma das doenças que mais acomete regiões com o sistema de saneamento básico precário, o que ocorre em grande parte dos bairros pobres da capital amazonense, municípios e comunidades no interior. O maior beneficiado será o morador local exposto a essas condições, pois o estudo embasará as atuais e futuras pesquisas na área de tratamentos”, afirmou Maele. 

O resultado das pesquisas indicaram diferentes níveis de patogenicidade (sintomas e sinais da doença), com destaque para a salmonela serovar tyhpi como a mais invasiva e virulenta. Os dados apontaram que este serotipo foi o único que conseguiu avançar na invasão dos tecidos dos camundongos infectados, 48h após a infecção. 

“As demais, apesar de invadirem nas primeiras 24h, apresentaram um decréscimo no número de colônias em 48h, ativando a resposta imunológica das cobaias. Desta forma, analisando o comportamento e a reação dos camundongos neste estudo, é possível desenvolver tratamento e medidas profiláticas com a finalidade de contenção da doença”, esclareceu a bolsista. 

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, pesquisa, salmonella, Amazonas

+ Amazonas