Compartilhe este texto

Omar Aziz participa de audiência pública sobre reforma política

Por Portal Do Holanda

17/04/2015 22h04 — em
Amazonas



Fotos: Luann Medeiros

O senador Omar Aziz participou na manhã desta sexta-feira (17) de uma audiência publica sobre a reforma política no Brasil. A sessão realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas foi de autoria do deputado estadual Belarmino Lins e teve como relator o deputado federal Marcelo Castro, que explanou sobre os principais aspectos compostos no sistema eleitoral e defendeu as propostas para a correção dos problemas.

Durante o evento, Omar Aziz relatou que reforma política é um dos principais assuntos a serem resolvidos para que o Brasil volte a crescer e a população possa ter uma resposta diante dos escândalos por qual o país passa. Para o Senador, o Brasil passa por um problema de origem, onde o sistema político é presidencialista, mas o Congresso é parlamentarista.

“Temos 503 deputados, todos com uma proposta de reforma, e 81 senadores cada um com uma reforma própria, que é um assunto que interessa a todos nós. Nós temos um país presidencialista, com um Congresso mais parlamentarista do que presidencialista. Na época que foi feita a constituinte, os relatores eram parlamentares. Então nós temos um problema na origem. E a origem não está sendo discutida. Sou a favor do presidencialista, mas o Brasil não tem maturidade suficiente, nem um congresso maduro para ser presidencialista”, comentou o senador.

Participaram também da audiência o prefeito Artur Virgílio Neto, os deputados federais Pauderney Avelino e Átila Lins, a deputada Alessandra Campêlo, os deputados Serafim Correa e Luiz Castro, o vereador Gilmar Nascimento, que representou a Câmara Municipal de Manaus, o representante da OAB, Carlos Santiago, e o secretário Francisco Cruz, representando o governador José Melo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas