Compartilhe este texto

Audiência na CMM discute assaltos a coletivos

Por Portal Do Holanda

23/04/2015 20h33 — em
Amazonas



Na manhã desta quinta-feira (23), o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas participou de uma audiência pública, na Câmara Municipal de Manaus, visando diminuir os altos índices de assalto nos coletivos. A audiência foi de autoria do presidente da Comissão de Transportes da CMM, vereador Rosivaldo Cordovil, e contou com a participação de outras instituições que atuam no ramo de transporte coletivo.

Durante a reunião foram discutidas diversas propostas para melhorar a segurança dentro dos ônibus, uma delas foi o botão antipânico, onde em caso de um assalto o motorista acionaria a polícia através de um dispositivo. Para o diretor do Sinetram, César Tadeu Teixeira, os debates são sempre importantes para discutir os problemas e buscar soluções através de novas ideias.

“Foi um debate muito bom, onde explicamos ao vereador Rosivaldo Cordovil, que é presidente da comissão de transporte, o que as empresas enfrentam hoje. O botão antipânico já poderia estar em funcionamento, mas o problema é a questão da internet que é muito complicada em nossa região. Tecnologia e equipamento nós temos”, destacou.

Ainda de acordo com Teixeira, uma das saídas para diminuir o número de assaltos nos coletivos é a população pagar a passagem somente com o cartão passafácil, evitando o uso de dinheiro dentro dos ônibus. “Criando essa cultura de pagar a passagem com dinheiro, isso com certeza vai diminuir o número de assaltos. Estamos estudando um sistema, onde o usuário do cartão passafácil possa comprar os créditos em vários locais da cidade, além dos que já existem hoje. Atualmente é possível esse serviço pelo site, mas vamos melhorar ainda mais.”

De acordo com o Sinetram, o Centro de Controle Operacional  está em fase experimental e será um equipamento primordial para a obtenção de dados dos veículos.


Prejuízos

Na reunião o Sinetram apresentou os dados de assaltos do ano de 2014, que foram cerca de 950 e o levantamento dos crimes ocorrido nos primeiros três meses deste ano, que já somam mais de 300 assaltos. De acordo com as estatísticas, os assaltos já ocasionaram um prejuízo de mais de R$ 400 mil às empresas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas