Compartilhe este texto

Sem receber voos, aeroporto de Porto Alegre vai retomar embarques e desembarques em julho

Por Folha de São Paulo

21/06/2024 19h30 — em
Variedades



PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai retomar na primeira quinzena de julho as operações de embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com informações divulgadas pelo governo federal no fim da tarde desta sexta-feira (21), os voos ainda vão ocorrer na base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A pista do aeroporto Salgado Filho continua interditada, sem previsão de liberação para pousos e decolagens.

A retomada vai ocorrer nos espaços que não sofreram impacto da enchente. A água atingiu 65 centímetros no térreo, mas a área de passageiros no segundo andar não foi afetada.

Com essa reabertura parcial, retornam para Porto Alegre os serviços de checkin, embarques e desembarques, que hoje ocorrem no terminal improvisado no ParkShopping Canoas.

Ainda não há informações sobre a oferta de ônibus para fazer a transferência de passageiros para a base aérea de Canoas, que fica a cerca de 10 km do aeroporto Salgado Filho e absorveu a maior parte dos seus voos.

O governo anunciou também que a capacidade de voos diários aumentará de cinco para sete, totalizando 98 movimentos de pouso ou decolagem por semana.

Na última terça (18), o ministro Paulo Pimenta (Reconstrução do RS) afirmou que a Fraport apresentaria em quatro semanas o diagnóstico completo dos estragos.

A estimativa da concessionária é que o aeroporto possa ser reaberto para voos na segunda quinzena de dezembro. No último dia 11 foi reaberto o terminal de cargas do Salgado Filho, para chegada e saída de mercadorias por via terrestre.

O aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (RS), que registrou aumento no fluxo de passageiros após o fechamento do Salgado Filho, recebeu da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na quarta-feira (19) a autorização para voos internacionais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades