Compartilhe este texto

Incêndio está controlado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, afirma ICMBio

Por Folha de São Paulo

21/06/2024 19h00 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O incêndio que atinge, há oito dias, a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, foi controlado nesta sexta-feira (21), mas ainda não foi extinto, segundo nova atualização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A autarquia informou que 300 hectares de vegetação foram queimados, aproximadamente 280 campos de futebol. Por terra, 21 combatentes do ICMBio e Corpo de Bombeiros Militar do RJ atuam para extinção total do incêndio, principalmente na parte subterrânea, que é mais complexa.

O combate às chamas tem sido feito por terra e ar. Brigadistas do ICMBio, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e voluntários do Esquadrão Guará fizeram o acesso por terra.

Duas aeronaves, uma do Corpo de Bombeiros do RJ e outra do Exército Brasileiro, sobrevoam a área e jogam água com o chamado "Bambi Bucket" (equipamento que funciona como um balde grande de água suspenso no ar).

A concessionária Parquetur, responsável pela administração do parque, disse que aguarda orientações do ICMBio e Corpo de Bombeiros para reabertura da parte alta do Itatiaia. Não há data prevista para o retorno das atividades no local. Os demais espaços do parque, porém, estão disponíveis para visitação.

INÍCIO DO INCÊNDIO

Na sexta (14), um comboio do Exército estava estacionado próximo ao foco de incêndio, cujo início foi registrado por câmeras de segurança.

A concessionária Parquetur aguarda o resultado da perícia para investigar se o incêndio pode ter começado durante treinamento da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).

Em nota, o Decex (Departamento de Educação e Cultura do Exército) afirmou que um foco de incêndio "foi identificado próximo à coluna de veículo", quando 415 cadetes em treinamento no parque embarcavam de volta a Resende, onde fica a Aman.

"De imediato, alguns militares desembarcaram e iniciaram o combate ao incêndio, utilizando os extintores das viaturas e meios disponíveis no momento. Contudo, devido aos fortes ventos na área e a vegetação bastante seca, o fogo se alastrou, não sendo possível sua contenção", disse o Decex.

PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA

Considerado o primeiro parque nacional do Brasil, o Itatiaia foi criado em 1937. Ele fica na serra da Mantiqueira e ocupa os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais.

O Pico das Agulhas Negras tem altitude que varia de 600 a 2.791 metros, com um relevo formado por montanhas e diversas elevações rochosas. Já na região do planalto do Itatiaia é possível encontrar campos de grande altitude, além dos vales suspensos, local onde nascem os rios.

O parque possui nascentes de 12 bacias hidrográficas regionais importantes, responsáveis por drenar a água para duas bacias: a do rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, e a do rio Grande, afluente do rio Paraná. Na parte baixa, há cursos d'água e espaços para visitação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades