São Paulo já tem 19 hospitais estaduais com UTIs 100% lotadas

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

05/03/2021 22h05 — em Variedades

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Secretaria Estadual da Saúde afirmou nesta sexta-feira (5) que 19 hospitais estaduais já têm a lotação máxima nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), com 100% dos leitos ocupados. Entre esses, 13 estão na Grande São Paulo.

Além desses, outros seis hospitais têm ao menos 90% da capacidade da UTI já preenchida, três deles na Grande São Paulo.

Já a capital paulista tem nesta sexta-feira (5) hospital público municipal com até 95% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) já ocupados, segundo a gestão Bruno Covas. Os números divulgados pela própria prefeitura mostram que 5 das 26 unidades hospitalares municipais já têm ao menos 83% das vagas para pacientes graves de Covid-19 preenchidas. A taxa média de ocupação das UTIs é de 75%.

O Hospital Municipal Carmen Prudente, na Cidade Tiradentes (zona leste), chegou aos 95% de ocupação nesta sexta. Na sequência, com 90% de leitos de UTI preenchidos, vêm o Hospital Municipal Brigadeiro (zona oeste) e o Hospital Municipal José Soares Hungria, em Pirituba (zona norte).

Entre os cinco mais cheios estão também o Hospital Municipal da Bela Vista, na região central, com 84% de lotação na UTI, e o Hospital Municipal da Brasilândia, com 83%.

Sanitarista e professor de saúde pública da USP, Gonzalo Vecina Neto afirma que o futuro imediato é ruim, com mais casos e, consequentemente, mais internações em UTI. Como solução, aponta a transformação de leitos de enfermaria em UTI, porque, no momento, não vê como possível a implantação de hospitais de campanha, até pela falta de profissionais para trabalhar neles.

Vecina Neto defende o lockdown. "Não aumentar a oferta de leitos, mas diminuir a demanda por leitos, reduzir o número de casos", diz. "Temos que comunicar melhor para a população o que está acontecendo."

Veja a ocupação de UTIs em hospitais estaduais:

Hospital Regional de Cotia 100%

Hospital Estadual de Diadema 100%

Hospital Regional de Ferraz De Vasconcelos 100%

Hospital Geral de Pedreira 100%

Hospital Heliópolis 100%

Hospital Estadual Vila Alpina 100%

Hospital Geral De São Mateus 100%

Hospital Ipiranga 100%

Hospital Geral Do Itaim Paulista 100%

Hospital Geral De Guaianases 100%

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia 100%

Hospital Estadual de Sapopemba 100%

Hospital Local de Sapopemba 100%

Hospital Estadual Américo Brasiliense 100%

Hospital Estadual Bauru 100%

Hospital das Clínicas de Botucatu 100%

Hospital Geral de Promissão 100%

Hospital Estadual Sumaré 100%

Hospital Regional de Sorocaba "Adib Jatene" 100%

Hospital Geral de Guarulhos 97,5%

Hospital Estadual Mário Covas (Santo André) 97,4%

Hospital Regional de Presidente Prudente 97,1%

Hospital das Clínicas de Marília 93,8%

Hospital Geral de Itapecerica da Serra 91,7%

Hospital Estadual de Serrana 91,7%

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades