Saiba quais alimentos devem ser evitados após se curar da covid-19

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

23/07/2021 19h29 — em Variedades

Alimentos processados não são recomendados - Foto: Pixabay

Nutricionistas alertam apara a importância da alimentação na recuperação de pessoas que tiveram covid 19. Alimentos nutritivos, baixo índice de gordura e horários regulares. Parecem recomendações básicas para orientar a alimentação de qualquer pessoa. Mas ganham ainda mais importância para quem está se recuperando do coronavírus.

A alimentação adequada ajuda o sistema imunológico no combate às infecções, principalmente das pessoas que passaram por internação.

Segundo a nutricionista Raquel Adjafre, é importante reforçar uma alimentação baseada em proteínas, frutas e verduras, visando não sobrecarregar o fígado, que pode estar sobrecarregado por causa dos medicamentos do tratamento.

O problema é que nem sempre é fácil seguir essas orientações. Isso porque uma das sequelas comuns da doença são as perdas do paladar e do olfato.

O professor de educação física, Diogenes de Souza Lima, de 28 anos, conhece o problema. Ele teve covid em agosto do ano passado e ficou quase um ano sem sentir cheiros ou sabores. E aí, nesses casos, a recomendação é comer mesmo sem vontade.

Os nutricionaistas também indicam principalmente alimentos in natura. Já os industrializados e ultraprocessados, como conservas, massas prontas para bolos, macarrão instantâneo ou refrigerantes devem ser evitados. Isso porque são alimentos ricos em corantes, conservantes e outras substâncias que podem atrapalhar a absorção de nutrientes.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades