Compartilhe este texto

Prefeitura de SP diz a governos Doria e Bolsonaro que precisa de 4,6 mi de doses para imunizar população

Por Folha de São Paulo

22/06/2021 19h05 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo afirmou ao governo João Doria (PSDB), de São Paulo, e ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) que precisa de 4,6 milhões de doses de vacina da Covid-19 para imunizar, com a primeira dose, a população com 18 anos ou mais na capital paulista.

O secretário municipal da pasta, Edson Aparecido, enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e ao secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, nesta terça (22), com o cronograma de vacinação contra Covid-19 na cidade.

A tabela apresenta o escalonamento por faixa etária de 18 a 59 anos e a necessidade de doses para completar a imunização de cada uma delas.

Segundo os documentos, o estoque da capital paulista atualmente conta com 181.880 doses do imunizante Coronavac e 30.000 doses da AstraZeneca, que serão suficientes para um único dia de vacinação.

As doses de Coronavac serão utilizadas para vacinar pessoas de 49 anos com a primeira dose de vacina nesta quarta-feira (23). As da AstraZeneca serão para a aplicação da segunda dose na cidade.

"Aproveitamos para encaminhar formalmente informativo Vacinômetro sobre a Campanha Vacina Sampa (anexo) com dados da população elegível, população vacinada, doses aplicadas e cobertura por faixa etária, o qual será a partir desta data encaminhado diariamente para ciência dessa Secretaria de Estado", diz o ofício.

Após registrar falta de doses em mais de 300 pontos de vacinação na segunda (21), a Secretaria Municipal de Saúde de SP decidiu suspender a campanha de imunização contra a Covid-19 na cidade. Com isso, a repescagem para pessoas de 50 a 59 anos, prevista para esta terça-feira (22), não vai acontecer.

Mesmo com a chegada de novas doses, a administração continuará trabalhando com a corda no pescoço, de acordo com técnicos ouvidos pela reportagem.

Todo o estoque de vacinas da secretaria municipal de Saúde foi "queimado" nesta semana para atender à alta demanda causada pela antecipação da vacinação, anunciada pelo governador João Doria, e também pela alta adesão da população à imunização.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades