Pessoas entre 50 a 59 anos têm nova chance para se vacinar contra Covid na capital paulista

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

21/06/2021 14h03 — em Variedades

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Secretaria Municipal da Saúde organiza nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22) uma repescagem para as pessoas da faixa etária entre 50 a 59 anos que não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ao longo da semana passada na cidade de São Paulo.

A vacinação está sendo feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde, inclusive nas que têm sistema drive-thru), além dos 17 SAEs (Serviços de Assistência Especializada) e três centros de saúde.

Para saber a situação dos postos de saúde basta entrar no site De Olho na Fila que mostra se há espera e se ela é grande.

Em compensação, grandes postos de drive-thru como, por exemplo, os da Neo Química Arena, shopping Aricanduva, Anhembi, Memorial da América Latina, megapostos e farmácias estarão fechados nestes dois dias. O fechamento temporário se deve ao fato de a primeira dose do imunizante já ter sido aplicada em mais de 70% do público de 1,4 milhão de pessoas na faixa de 50 anos.

Por meio do PMI (Programa Municipal de Imunizações), a Secretaria Municipal da Saúde informou que foram aplicadas 1.132.764 primeiras doses de vacina contra a Covid-19 e 144.558 segundas doses ao público de 50 a 59 anos.

Os drive-thrus, megapostos e postos volantes em farmácias voltam a ser abertos a partir de quarta-feira (23) quando terá início, de forma escalonada, a vacinação de pessoas de 45 a 49 anos de idade, começando pelas de 48 e 49 anos na quarta.

A recomendação da secretaria é que os munícipes façam o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização e que evitem aglomerações.

Mesmo aqueles que perderam o prazo ou ficarem impedidos temporariamente de tomar a dose -por estarem contaminados, ou terem tomado a vacina da gripe recentemente ou qualquer outro motivo- podem recorrer a um ponto de vacinação a qualquer tempo. O que a prefeitura orienta é não antecipar, já que as doses são calculadas pela faixa etária.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades