Siga o Portal do Holanda

Variedades

A música não é apenas para os ouvidos, é também para os olhos

Publicado

em

Ouvir a música não é apenas um momento de prazer que estimula o bem-estar. É também um momento que interfere diretamente com os olhos.
Segundo um estudo de duas universidades austríacas, a de Viena e a de Innsbruck, ouvir música faz dilatar as pupilas. A conclusão, conta o Daily Mail, surgiu depois de um grupo de investigadores ter analisado a reação ocular de um conjunto de participantes por via de um dipositivo a laser.

Para os investigadores, o conteúdo da música e a emoção que provoca são capazes de influenciar a dilatação das pupilas, sendo que esta é mais intensa quando a música tem um papel importante na vida da pessoa, isto é, quando está relacionada com um determinado momento.

Os investigadores austríacos convidaram 30 voluntários a avaliar 80 trechos de piano com base no seu estado emocional. Outros 30 voluntários – a quem não foi revelado o intuito do estudo – tiveram que ouvir as mesmas peças musicais enquanto um dispositivo a laser avaliava os seus olhos. Depois, estes últimos participantes tiveram que descrever a sua relação com a música.

Dizem os investigadores que a música não só consegue interferir diretamente com o estado do olho, como a medição da pupila pode ser uma “ferramenta promissora” para analisar reações emocionais à música, como revelou um dos autores do estudo Bruno Gingras. 

+ Variedades

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.