Marquise de concreto desaba na Aldeia COP30 durante chuva em Belém
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Defesa Civil interditou uma parte da Escola de Aplicação da UFPA (Universidade Federal do Pará), nesta segunda-feira (17), após a queda de uma marquise de concreto durante uma forte chuva.
O local recebe a Aldeia COP, como é o chamado o alojamento com cerca de 3.000 indígenas que participam da conferência sobre mudanças climáticas da ONU (Organização dás Nações Unidas). Ninguém ficou ferido no incidente.
O Ministério dos Povos Indígenas disse, em nota, que um raio atingiu uma calha concretada e o impacto causou a queda da marquise. A sala atingida funciona como área administrativa, não como dormitório.
"A marquise caiu do segundo andar com alguns aparelhos de ar condicionado presos a ela, porém a queda dos escombros foi rente à construção e em uma área verde aberta que estava sem presença de pessoas em decorrência da tempestade", diz trecho da nota.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da UFPA, que não respondeu até a publicação deste texto.
Ednaldo Santos, cacique do povo Tabajara da Paraíba, presenciou o incidente acompanhado de um amigo. Segundo ele, a situação causou desespero nas pessoas que estavam nos dormitórios.
"O trovão estourou em cima da quina e o povo começou a correr, todo mundo correu, mas não se machucou ninguém. A Defesa Civil chegou logo e o Corpo de Bombeiros, e o local foi interditado", disse à Folha.
Gabriel Popygua, do povo tupi-guarani, relata que estava dormindo em uma sala proxima e acordou com o estrondo. Ele afirma que a situação causou um susto coletivo e uma evacuação temporária nos dormitórios.
"Estava dormindo e acordei com a chuva forte. E a galera do meu quarto estava toda desesperada, dizendo que o prédio estava se mexendo, que tinha caído um raio, e pediram para desocupar todos os quartos, porque estava perigoso", contou.
Nesta segunda, os indígenas marcharam pela manhã como parte de uma programação paralela a COP30. O ato marcou o dia dos povos originários na conferência, no inciso da segunda semana de programação.
ASSUNTOS: Variedades