Helicóptero carregado de cocaína cai no Mato Grosso

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

03/08/2021 11h36 — em Variedades

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Um helicóptero carregado com aproximadamente 300 quilos de cocaína caiu neste domingo (1º), em Poconé, município do Mato Grosso a 100 quilômetros de Cuiabá.

O aparelho sofreu uma pane, conforme informações do Grupo Especial de Fronteira (Gefron-MT). Houve denúncia sobre a queda do helicóptero e as autoridades foram acionadas.

Ninguém foi preso. Não há indícios de mortos ou feridos no acidente. No local da queda foram encontrados apenas o helicóptero parcialmente destruído e o carregamento de cocaína.

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT), que participou das buscas pela aeronave, investiga o caso como tráfico internacional de drogas.

A Polícia Federal também participou das buscas. Em comunicado, as forças de segurança afirmam que a aeronave é um modelo Robinson R-44 matrícula PT-RMM. "Fora realizada busca nas proximidades da aeronave, num raio de 10km, sem êxito na possivel localização de suspeitos", diz o texto.

O helicóptero utilizado para o transporte da droga tem capacidade para até quatro pessoas (tripulação incluída). A capacidade de carga é de 340 quilos.

A apreensão da droga foi a segunda no fim de semana no Mato Grosso envolvendo aeronaves. No sábado (31), no município de Colniza, região Norte do estado, um avião vinha sendo monitorado. Ao sobrevoar a região, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e interceptou o aparelho, obrigando-o a pousar.

O avião transportava mais de 300 quilos de cocaína, conforme informações do Gefron. O piloto e uma outra pessoa que estava no aparelho foram presos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades