Compartilhe este texto

Estoque de sangue em SP está baixo e preocupa instituições de saúde

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

17/05/2022 10h36 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estoque de bolsas de sangue está baixo no estado de São Paulo, acendendo um alerta para a importância da doação. A preocupação é que, com a previsão de baixas temperaturas nesta semana, os níveis podem continuar menores do que o ideal.

A Fundação Pró-Sangue, instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde que fornece bolsas de sangue para mais de 80 centros médicos, afirma que está com somente 31% do estoque necessário.

A fundação ainda afirma que a reserva de sangue do tipo Rh negativo opera em estado de emergência. Mesmo assim, doações dos tipos positivos também são importantes para evitar grandes baixas nos próximos dias.

O tipo sanguíneo O positivo, por exemplo, é o que está com a menor taxa --somente 5% da capacidade considerada necessária. O tipo O negativo também se encontra em desfalque e tem uma reserva chegando a 10% do ideal.

"Sem a quantidade ideal de bolsas de sangue em estoque, o tratamento de pacientes que dependem regularmente de transfusão de sangue fica comprometido", afirma a fundação em nota.

Outra instituição que passa pelo problema é o A.C.Camargo Cancer Center, hospital que atende exclusivamente pacientes oncológicos e que utiliza um banco de sangue próprio.

"Todos os hospitais têm a mesma necessidade, apesar dos perfis serem diferentes", afirma Marta Lemos, médica coordenadora do serviço de hemoterapia e terapia celular do hospital, área que inclui o banco de sangue do centro de saúde.

Lemos explica que cada doação de sangue é separada em várias frações para diferentes finalidades de transfusão. Um exemplo é a plaqueta que tem uma média validade de cinco dias e é muito importante para o tratamento de pessoas com câncer.

O fato de as doações serem perecíveis dificulta mais ainda os hospitais. "Nós dependemos de uma rotatividade constante de doações. Não podemos estocar muitas bolsas um dia e ficar tranquilos por um tempo prolongado", diz.

Diferentes períodos do ano interferem na quantidade de doações. Lemos fala que períodos o outono e o inverno fazem com que as pessoas saiam menos de casa, diminuindo a ida aos centros. Essas estações também são marcadas pelo aumento de algumas síndromes gripais, o que impede temporariamente novas doações.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades