Compartilhe este texto

Brasil registra 62 mortes por Covid e mais de 20 mil casos em 24 horas

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

21/05/2022 19h33 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registrou 62 mortes por Covid e 20.521 casos da doença, neste sábado (21). Com isso, o país chega a 665.657 mortes e 30.780.028 casos registrados de Covid-19 desde o início da pandemia.

A média móvel de mortes continua subindo em relação aos dados de duas semanas atrás, com 105, aumento de 18%. Já a média móvel de casos apresentou variação de -7% em relação aos dados dos quinze dias anteriores, chegando a 14.646. Essa variação não é o suficiente para indicar uma queda.

Na última semana, os laboratórios da rede privada de testagem já registraram um aumento na taxa de positividade dos testes para Covid. Na rede pública, porém, muitos casos ainda podem não ser registrados devido à subnotificação.

O recurso estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados, é calculado pela soma das mortes dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus.

As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O consórcio de veículos de imprensa deixou de atualizar os números de vacinados contra a Covid-19 nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os dados serão atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança, que estreou no mês passado, deve-se a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Sete estados já não atualizam o total de vacinados aos fins de semana e feriados, e mesmo os que o fazem por vezes informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.

Não há alteração no balanço de casos e mortes pelo coronavírus, que continuará sendo publicado pelos veículos todos os dias, às 20h.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades