Compartilhe este texto

Aluno que participava de intercâmbio morre afogado em rio no Canadá, diz governo do Paraná

Por Folha de São Paulo

17/06/2025 16h45 — em
Variedades



CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O estudante da rede estadual de ensino do Paraná Victor Gabriel Camargo, 16, foi encontrado morto nesta terça-feira (17) na cidade de Nackawic, distrito de New Brunswick, no leste do Canadá. De acordo com o governo do Paraná, ele morreu afogado em um rio.

"A educação do Paraná está em luto com a partida do jovem Victor Gabriel Camargo, que morreu no Canadá vítima de um afogamento", escreveu o governador Ratinho Junior (PSD), em uma rede social.

Morador de Jesuítas, no oeste do Paraná, ele estava desde janeiro no Canadá, onde participava do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, do governo estadual. O intercâmbio seria concluído no final deste mês.

De acordo com o governo do Paraná, Victor estava desaparecido desde segunda-feira (16) após ter entrado em um rio na região onde residia, e equipes de resgate foram mobilizadas nas buscas. O corpo teria sido encontrado no rio próximo a uma ponte.

Ainda segundo o governo estadual, no passeio, ele estava acompanhando de uma amiga intercambista do mesmo programa e da família canadense dela. Não há mais informações sobre as circunstâncias do desaparecimento.

O diretor de Educação da Seed (Secretaria de Educação do Paraná), Anderfábio Oliveira dos Santos, deve ir ao país para acompanhar os desdobramentos.

A pasta afirmou ainda que "está em contato direto com a família do estudante prestando todo o apoio necessário e suporte com informações e orientações em relação às medidas legais, consulares e logísticas que envolvem o caso".

"O governo do Paraná também estabeleceu com a cúpula da Polícia Federal a emissão de passaporte de maneira emergencial para os pais, se desejarem acompanhar todo o processo", continuou a pasta.

Ratinho Junior escreveu, ainda, que determinou que o "secretário da Educação, Roni Miranda, disponibilizasse todo suporte para que os familiares do jovem possam acompanhar o translado do corpo".

A direção do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Jesuítas, onde Victor estudava, publicou uma nota em suas redes sociais.

"Neste momento de profunda tristeza, toda a comunidade escolar se une em solidariedade à família, aos amigos e colegas de Victor, manifestando nosso mais sincero sentimento de luto. Em respeito à memória do estudante e ao sofrimento de seus entes queridos, nos unimos, desejando força e consolo para todos os que choram essa perda", disse a escola.

"À comunidade escolar do Paraná e aos amigos e familiares do jovem, meus sentimentos. A dor dessa partida atinge a todos os paranaenses", disse ele.

A ideia do programa de intercâmbio, segundo a Seed, é permitir a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, além de aperfeiçoar o domínio da língua inglesa. O programa foi criado em 2019 e a primeira turma de intercambistas viajou em 2022.

O governo estadual assume as despesas da viagem, como alimentação, hospedagem, transporte, passagens aéreas, seguro-viagem e material didático, por exemplo, e os alunos também recebem um auxílio mensal em dinheiro.

Atualmente, 700 estudantes da rede pública estão em intercâmbio.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades