Somente 12 turistas desembarcaram…
O turismo em Manaus enfrenta um desafio monumental: a desordem que impera no centro da cidade. Enquanto os números impressionantes da temporada de cruzeiros destacam o potencial econômico da região, a realidade nas ruas revela um cenário constrangedor: sujeira, desorganização e falta de segurança afastam não só a população local, mas os visitantes em potencial.
É inaceitável que somente 12 turistas, passageiros de um cruzeiro internacional, desembarquem em nossa cidade enquanto centenas ficaram à bordo!
Esse não desembarque mostra o agravamento dessa condição e a necessidade de soluções determinantes para sua reversão. A rica identidade cultural, arquitetônica e social do centro de Manaus são recursos inestimáveis e merecem total atenção do poder público.
Há de se fazer uma ação integrada entre prefeitura e governo estadual, buscando reverter este quadro caótico. Temos um povo acolhedor e que sabe receber bem o turista. Porém, temos também uma parte da população que não respeita o ordenamento e causa muitos transtornos nas áreas centrais.
A “educação turística” pode ajudar nesse entendimento. Campanhas de conscientização e ações de fiscalização são imperativas para garantir a manutenção e a força economica da indústria do turismo em nossa capital.
Perde o comerciante, perdem os artesãos, perde o dono de hotel, perde o guia turístico, perde o motorista de aplicativo, perde o vendedor ambulante… são inúmeras perdas que me fazem questionar o porquê desse problema não ser prioridade total para os nossos gestores.
Temos que TODOS JUNTOS, governos e sociedade civil organizada, transformar Manaus em um destino verdadeiramente cativante!
Pela urgência em cuidarmos do Centro de Manaus, Turismo, Eu Acredito!_
ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!