Escola Universitária Livre de Manaós
No ano em que a Universidade Federal do Amazonas - UFAM completa 115 anos, é importante refletirmos sobre o seu significado histórico para o país e o estado atual do seu patrimônio cultural. A Escola Universitária Livre de Manaós, precursora da UFAM, desempenhou um papel fundamental na história da educação superior no Brasil, sendo a primeira instituição dessa modalidade de ensino. Mas infelizmente, o prédio histórico que um dia abrigou essa importante instituição hoje encontra-se em estado de abandono.
Essa situação representa uma perda significativa para o Turismo Cultural do Amazonas. O potencial desse local como um espaço dedicado à história da universidade brasileira e à educação na nossa região é inegável. Além de preservar nossa herança cultural, um melhor aproveitamento desse belíssimo prédio arquitetônico, poderia ser uma atração turística importante para todos, principalmente para os historiadores, pesquisadores, alunos e professores. Promoveria uma compreensão mais profunda da história da educação superior na Amazônia que pouco se conhece.
Investimentos na restauração e revitalização de prédios como este, não apenas resguardam a nossa história, mas também oferecem oportunidades de crescimento econômico e desenvolvimento sustentável para o Amazonas como um todo. É fundamental que tanto o setor público quanto o privado entendam a importância da revitalização desses espaços e invistam em iniciativas que promovam o turismo histórico e cultural na nossa região de forma produtiva.
Temos que honrar esse legado e garantir que as gerações futuras possam apreciar e aprender sobre esse importante capítulo da nossa história. Fica aqui meu apelo para a construção do Museu Escola Universitária Livre de Manaós, a primeira escola de ensino superior do Brasil !
Turismo, Eu Acredito!
ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!