Compartilhe este texto

Amazonas: um Estado com potencial turístico não aproveitado


Por Orsine Jr.

11/07/2022 21h00 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Reprodução / Internet

O nosso Amazonas tem potencial turístico imensurável e esse é um ponto de vista cada vez mais consolidado aos “meus olhos”. Essa percepção se dá por conta das minhas idas ao interior do Estado, em especial às cidades das calhas dos rios Madeira, Juruá, Alto Solimões, Japurá e Alto Rio Negro, que visitei nos últimos dois meses para falar sobre turismo. 

Foram quase 20 cidades, dentre as quais estão Manicoré, Borba, Apuí, Humaitá, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Juruá, Itamarati, Eirunepé, Carauari (onde tenho raízes), entre outros municípios. Cada localidade tem tudo para despontar turisticamente, não apenas por uma, mas por várias particularidades, seja por meio do ecoturismo, turismo de aventura, pesca esportiva, etnoturismo ou turismo de sol e praia. 

Porém, mesmo com tanto potencial, é perceptível o quanto ainda temos de avançar para usufruir de tudo que o turismo pode oferecer. Ao mesmo tempo que temos o principal “nas mãos” (a maior e mais rica floresta do mundo), pecamos pela insegurança, infraestrutura precária, falta de aeroportos e portos, entre tantos outros problemas, que emperraram a escolha do Amazonas como destino turístico e que merecem atenção dos governos estadual e federal. 

Foto: Todo EstudoPrecisamos nos organizar, discutir meios de melhorias paras as cidades e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo, como a Zona Franca do Turismo (ZFT). Precisamos difundir a importância do setor e usufruir de todo esse potencial que temos que, além de atrair turistas, gera emprego, renda e melhoria de vida a todos que vivem aqui no nosso Amazonas. 

Por todo o potencial do turismo do Amazonas, Turismo Eu Acredito!
 


Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!

+ Turismo, eu acredito!